MENU

BUSCA

Carimbó ganha três dias de festa em Belém a partir desta quinta

Programação terá oficinas, palestras e shows especiais do grupo Som de Pau Oco, Lia Sophia e Pinduca

A nova edição do FestSesi de Música começa nesta quinta-feira, 30, e vai até sábado, 1°, em Belém, em uma edição especial para o ritmo tipicamente paraense, o Carimbó, no Teatro do Sesi e vai oferecer uma extensa programação com oficinas de música, aulas de dança e shows musicais com o grupo Sancari, grupo Som do Pau Oco, a cantora Lia Sophia e Pinduca.

As oficinas de música e aulas de dança de Carimbó serão realizadas em espaços do Sesi Almirante Barroso e são abertas a pessoas com faixa etária de 12 a 21 anos. As inscrições com valor de R$ 10 podem ser feitas na bilheteria do teatro ou pelo email: teatrosesipa@gmail.com.

No primeiro dia, 30 de maio, a programação terá como atrações o Grupo de Manifestações Culturais Mayaná com o show “Papo de Mestres”. Em seguida, é a vez do grupo “Carimbó Som do Pau Oco” fazer a sua apresentação. Na área externa do Teatro do Sesi, haverá feira de artesanato e comidas típicas. A programação do dia terá como trilha sonora, claro, o Carimbó.

O Carimbó Som de Pau Oco lançou, há cerca de dois meses, seu primeiro disco, que reúne 12 composições assinadas por Ricardo Aquino (vocal e banjista); os percussionistas Douglas Dias e Cláudio Costa, além de outros carimbós de Max Soares, Mestre Gaiti e Mestre Cizico. Na base do grupo também estão os músicos Pantoja do Pará (sax), Luis Balieiro (maracás), Luciano Pimentel (matraca), Magno Morais (milheiro) e Jonny Lobato (clarinete).

Entre os carimbós mais populares do CD têm “ A Sereia”, “Borboletinha na Janela” e “ Som de Pau oco”, esse último faz apresentação do próprio grupo nas aberturas dos shows. Em dez anos, o Som de Pau Oco coleciona diversas participações em festivais, feiras e até uma turnê por cidades na região do sul do Pará. Nas apresentações, os músicos buscam interagir com o público com a ajuda dos dançarinos do grupo Katumarã, que é um show à parte nas rodas de carimbó.

LIA SOPHIA E PINDUCA

Na sexta-feira, 31, a atração principal é a cantora Lia Sophia, que apresenta o show "Carimbolando", em que contará com a participação especial do Balé Folclórico da Amazônia e dos alunos da oficina de percussão do Festival.

Lia Sophia vem sendo reconhecida como uma das novas representantes dessa cultura por grandes mestres como Nazaré Pereira e Pinduca. Parte desse trabalho será mostrado no espetáculo “Carimbolando”, que mistura música e dança. “Carimbolando foi um show pensado para fazer o público dançar e ao mesmo tempo refletir sobre temas como liberdade e prazer feminino. Mistura músicas da minha carreira", explica a artista.

O espetáculo traz no repertório sucessos como “Ai Menina”, trilha sonora de “Amor, Eterno Amor”, novela da Rede Globo e “Incendeia”, trilha da novela global “A Força do Querer” e que está no novo disco da artista "Não Me Provoca", que tem produção musical de Pedro Luís. Foi este trabalho que lhe rendeu a indicação ao Prêmio da Música Brasileira como melhor cantora regional, edição 2018.

Com este disco, a artista segue em turnê pelo Brasil representando a música feita no Pará. “Este disco vem abrindo muitas portas porque foi gravado aqui em Belém, mas conta com a participação de artistas como Ney Matogrosso e Paulinho Moska, traduzindo a universalidade que nosso som tem”, revela Lia.

O último dia de evento, 1º de junho, começa com a apresentação do Grupo Sancari e Pinduca, um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil, encerra a programação do FestSesi de Música. Ainda no sábado, 1º, a partir das 9h, o Sesi Almirante Barroso abrirá as suas portas para que os visitantes possam conhecer os serviços oferecidos no local e experimentar gratuitamente aulas de aeróbica, dança e circuito funcional.

Música