33º Festival Internacional de Música do Pará continua neste feriado
Amazônia Jazz Band vai se apresentar no Theatro da Paz. Ainda, duas atrações com entrada franca: Quarteto Carlos Gomes e duo Pragma.
A 33ª edição do Festival Internacional de Música do Pará (XXXIII FIMUPA) continua neste feriado de Finados com três espetáculos: O Amazônia Jazz Band apresenta repertório variado de músicas internacionais, nacionais e paraenses no Theatro da Paz, sob a regência do maestro Eduardo Lima, às 20h30, com ingressos a preço simbólico. Outras duas atrações terão entrada franca: o concerto do Quarteto Carlos Gomes, na Sala Ettore Bosio, na Fundação Carlos Gomes, ao meio-dia; e do duo internacional de violino e piano Pragma, na Sala Augusto Meira Filho, no Arte Doce Hall, às 18 horas.
O festival teve início no último domingo, 31, e segue com apresentações até o dia sete de novembro. A iniciativa é do governo do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG).
“O Amazônia Jazz Band vai apresentar repertório variado, que vai do jazz ao carimbó, passando por “Um a Zero”, conhecido chorinho do Pixinguinha; pelo pout pourrit com sucessos do Michael Jackson, que costuma entusiasmar a plateia; a surpresa da noite será a cúmbia e o merengue; e vamos encerrar com um grande carimbo, que todo gosta”, antecipa o maestro.
As músicas internacionais também terão destaque com a balada “Georgia On My Mind”, conhecida na voz de Ray Charles, e “Over The Rainbow”, canção de Judy Garland, entre outras. “A nossa intenção é mostrar a música internacional e também a essência da música paraense”, afirma.
A Amazônia Jazz Band foi fundada em 1994 com elementos da extinta Big Band, como grupo artístico da Fundação Carlos Gomes até ser encampada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A qualidade técnica da AJB e a variedade de repertório, como as músicas de compositores americanos da atualidade e de maestros paraenses Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, conquistou o público belenense. Em 2017, o AJB lançou o DVD gravado ao vivo no Theatro da Paz com as participações da cantora Jane Duboc e do multi-instrumentista Nailor Porveta.
A Amazônia Jazz Band possui cerca de 22 músicos que tocam vários instrumentos (saxofones, trompetes, trombones, percussão, bateria, guitarra, piano e contrabaixo). Há três meses, Eduardo Lima assumiu a regência do grupo após 27 anos atuando como sax barítono na AJB.
Quarteto e duo Pragma
O Quarteto Carlos Gomes é formado por Andrei Matos (violino), Nathália Vidal (violino), Rodrigo Santana (viola) e Kalyne Valente (violoncelo), que são professores do Instituto Estadual Carlos Gomes e da Escola de Música da UFPA. O grupo de música de câmara trabalha com pesquisa e extensão de músicas compostas desde o século XVIII, passando pelo clássico, romântico, nacionalista, contemporânea.
Radicado nos Estados Unidos, o duo Pragma é formado pelo violonista americano Andrew Giodano e pela pianista belenense Nathalia Kato. Eles são casados e desenvolvem juntos projetos de música de câmara e estúdio de ensino. O duo já se apresentou em vários estados brasileiros e americanos tocando repertório tradicional e também de compositores pouco conhecidos.
Formada pela UEPA, mestre pela Unicamp e doutora pela University of Colorado Boulder, Nathalia tocou como convidada na Osesp e Theatro São Pedro (SP) e participou de recitais de câmara nos Estados Unidos, Portugal e Espanha e, hoje, é docente na University of Wyoming. Já Andrew, graduou-se pela Indiana University e tem mestrado pela SMU. Como integrante do Altius Quartel, ganhou prêmios, fez turnês internacionais e lançou três álbuns.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA