MENU

BUSCA

Música paraense em destaque na programação deste sábado

Entre as atrações tem Carimbó de Maria, a música latina de Bruno Benitez e o pagode dos grupos Irreverência e Nosso Tom, entre outros

Ana Carolina Matos

LIVES

Toda semana, enquanto durar o confinamento, o Espaço Cultural Apoena apresenta o projeto #NaOca com Lives de artistas paraenses pelo Instagram, no @espaco_cultural_apoena. Neste sábado, 9, Luciane representa o Carimbó da Maria. O projeto tem o objetivo de incentivar as pessoas a ficarem em casa e conta com transmissões online de quarta a sábado, sempre de 20h às 21h.

A Lambateria segue o projeto “Lambateria Live”, que completa um mês esta semana. Hoje, 9, Bruno Benitez fecha a programação com um show latino. Tudo é transmitido pelos perfis da Lambateria nas redes sociais; e nas quartas, quintas e sextas-feiras, o conteúdo também é transmitido nas redes sociais de Oliberal.com, na programação do “Encontros Liberal”. A programação ocorre de segunda à sábado, das 22h às 23h.

Promovida pelo Sesc São Paulo, a série "Sesc ao Vivo" continua no final de semana, sempre às 19h. O sábado, 9, reserva para o público o show de Dori Caymmi, na clássica formação de voz e violão. Por fim, no domingo, 10, Tulipa Ruiz, com participação especial de Gustavo Ruiz, prepara um repertório diferenciado. As transmissões ocorrem no Youtube e Instagram @sescsp.


O Movimento Musical Solidário inicia uma nova série de lives com artistas paraenses. O mês segue com lives do Grupo Irreverência e Nosso Tom, ambas hoje, 9, às 13h; Papo em Off, 16/05, às 16h; Jeito Inocente, 17/05, às 15h; Baladeiros, 23/05; e Virtudão, 30/05, às 17h.

O sábado, 9, pode ser regado de bregas marcantes. O grupo Fruto Sensual faz um live show, a partir das 14h, transmitido ao vivo no canal da banda no Youtube. No repertório, não devem faltar as famosas "Príncipe Negro" e "Está No Ar".

Quem também faz show virtual é Dennis DJ, que prometeu uma apresentação com repertório de músicas que fizeram sucesso antigamente, na live #LiveDennisDasAntigas. A programação tem início a partir das 16h, nas redes sociais do músico.

Hoje, 9, a Rainha da Sofrência também faz um novo live show. Marília Mendonça faz transmissão online no show "Todos os cantos de casa", a partir das 20h30, em seu canal no Youtube. No repertório, estarão hits da carreira, canções em parceria e covers de sucessos do sertanejo.


Lucas Lucco faz uma segunda live para os fãs confinados neste sábado, 9. Intitulada de "Live Em Casa 2", a transmissão online será transmitida a partir das 22h pelo canal do artista no Youtube e também pela Record TV.

Até o dia 20 de maio, o Coletivo Outros Nativos promove um festival de lives, para ajudar artistas e produtores das periferias de Belém. Até o final do projeto, haverá apresentações on-line de artistas como Nicobates, Brenda Believe, Álvaro Junior, Jhonny Half e Superself. Tudo é transmitido pelo perfil do Outros Nativos no Facebook, e o público pode fazer doações para os artistas através de uma vakinha virtual.

DANÇA

Um conteúdo variado de documentários, séries e longas com a temática do street dance pelo mundo, especialmente do breaking, está sendo disponibilizado, via web e aplicativo, pela plataforma Red Bull TV. São produções nacionais e internacionais com legendas em português.

Até o dia 15 de maio, o público pode conferir a programação online promovida pela São Paulo Companhia de Dança (SPCD). A programação inclui bate-papo, documentários e vídeo sobre bastidores. Os conteúdos podem ser acessados em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança).

INFANTIL

No domingo, 10, das 10h às 11h, a Viva e Deixe Viver (Viva) promove a primeira Domingueira de Histórias online. A exibição será feita ao vivo no canal do YouTube da entidade e contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nos hospitais INCOR, Sepaco, Cândido Fontoura, Mandaqui e AC Camargo.

O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no link: https://www.cartoonnetwork.com.br/promo/cn-tamo-junto. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games; e as crianças podem enviar os próprios desenhos pela plataforma https://cnfanart.com/br/.

LITERATURA

A Casa das Rosas está com inscrições abertas para suas atividades online. No próximo dia 26 de maio, a instituição promove o bate-papo Ficção vida: do cotidiano à história com a atriz e escritora Eda Nagayama, a partir das 19h. Inscrições e programação completa em http://www.casadasrosas.org.br.

Hilda Hilst faria 90 anos se estivesse viva. O Itáu Cultural disponibiliza no site da organização o conteúdo da 22ª mostra da série Ocupação, realizada em 2015, que teve a autora como homenageada. A plataforma traz fotos, vídeos, manuscritos, documentos originais sobre a trajetória dela, incluindo biografia e obras de autores relacionados.

A Editora Mundo Cristão disponibilizou 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

A Sesi-SP Editora disponibilizou 16 e-books para download gratuito até o dia 13 de maio. São títulos de Eça de Queirós, Jack London, Voltaire, Lima Barreto, Machado de Assis, Juan Valera e Guillaume Apollinaire, pertencentes às coleções Minutos de Literatura e Contos ilosóficos. Estão liberados nas principais plataformas e aplicativos: Amazon, Apple Books, Kobo eBooks e Google Play Livros.

AUTOCONHECIMENTO

Todos os dias, a partir das 22h, Ney Messias realiza a live de meditação ao vivo gratuita no perfil do Instagram @SeuNeyzinho. Ele também guia meditação para crianças toda segunda e quarta-feiras, das 10h30 às 11h, pela plataforma Cíntia Charone, também gratuita, com a atividade podendo ser administrada pelos pais.

O aplicativo Positiv App realiza diariamente meditações guiadas com instrutores, por meio de live em seu perfil no Instagram @positivapp. A ação faz parte da campanha #meditacomigo.

CINEMA, TV E ESPETÁCULOS

Até terça-feira, 12, quinze curtas-metragens da primeira e da segunda edição do Festival Santa Cruz de Cinema podem ser acessados gratuitamente no site www.alucinacao.com.br/festsantacruzcinema. A mostra online traz obras produzidas em SP, RJ, PE, RS e MG, entre elas “O Vestido de Myriam” e “Nova Iorque”, vencedoras do Festival em 2018 e 2019, respectivamente. Veja abaixo todos os filmes disponíveis.

O Itaú Cultural lançou o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Os conteúdos podem ser acessados em www.itaucultural.org.br.

Até 19 de maio, a mostra Janela forumdoc leva ao público seis produções brasileiras exibidas na 23ª edição do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, realizado anualmente em Belo Horizonte. Yãmiyhex – As mulheres-espírito, Antonio e Piti, Eleições, Banquete Coutinho, Enquanto Estamos Aqui e Mãtãnãg, a Encantada são disponibilizados em streaming no site www.itaucultural.org.br. A programação é promovida pelo Itaú Cultural e é gratuita.

O Circuito Inffinito de Festivais abre a temporada de 2020 com uma uma mostra de cinema online e gratuita em homenagem ao cineasta Domingos Oliveira. Até o dia 31 de maio, o público terá acesso a 14 filmes do diretor, entre eles o inédito e aguardado Os 8 Magníficos, último longa rodado por ele, em 2017. O conteúdo está disponível em www.inff.online.

O grupo Teatro a Bordo disponibiliza semanalmente novos episódios no Canal Da Caixola, no YouTube. O mais recente apresenta uma cena do espetáculo "De Sol a Sol", na qual o personagem Caixola canta a música "Eita Sol". Já entre as últimas atividades do canal, o personagem Violeiro mostra como é possível fazer uma máscara de pano para evitar a propagação da covid-19 de forma lúdica e simples.

A plataforma Videocamp prorrogou o tempo de disponibilização de uma lista de filmes, para assistir em casa gratuitamente. A ação é uma parceria com os realizadores Bruno Graziano, Cecília da Fonte e as produtoras Aiuê, Alvorada Filmes, Cigano Filmes, Estúdio Tijucas, Giros Filmes, Mira Filmes e OZ. Os usuários têm até o dia 24 de maio para assistir aos títulos.

A Bilheteria Express disponibiliza gratuitamente peças de teatro, shows musicais, comédias stand up e palestras; para assistir on-line, de casa. Todos os conteúdos podem ser acessados no site: www.bilheteriaexpress.com.br/apresentacoes-online.html

O Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza gratuitamente a íntegra das gravações das nove sinfonias de Beethoven, realizadas pela Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), no Theatro Municipal. Os conteúdos são publicados às segundas e quartas-feiras, no canal do teatro no Youtube.

 ARTE

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem uma programação virtual variada em maio. Os conteúdos, que incluem concertos, oficinas e bate-papo, podem ser acessados por meio do Instagram, @museufelicialeirner. As atividades seguem até o dia 20 de maio.

Enquanto o espaço físico do FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo - está fechado em função da pandemia do Covid-19, a instituição promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

O Projeto Quarantine reúne artistas de diversas modalidades e de todas as regiões do Brasil, que disponibilizaram para venda desenhos, gravuras digitais, arte sonora, vídeos, fotos, textos, instruções e outros; que podem ser enviados pela internet para serem baixados, impressos ou executados por quem comprá-los. Todas as obras são vendidas pelo mesmo valor com igual divisão do que for arrecadado entre os artistas participantes, sendo uma parte revertida para o fundo emergencial da Casa Chama, de apoio a pessoas trans. Os trabalhos podem ser adquiridos no link: http://www.55sp.art/quarantine

Cultura