Museu Emílio Goeldi e Brás de Aguiar recebem programações culturais no fim de semana
O primeiro tem mostra de design inspirada no parque e a segunda dois dias feira de produtos
Dois espaços que costumam ser pontos de passeio do paraense no final de semana receberão eventos especiais em Belém: o parque zoobotânico do Museu Emílio Goeldi e a Brás de Aguiar.
Foram justamente os passeios pelo museu que serviram de inspiração para a designer Kelly Badarane criar a nova coleção de acessórios intitulada "Pelos Caminhos do Goeldi". O trabalho autoral resulta em 30 peças inéditas contendo flores, folhas, galhos e sementes encontrados pelo chão do museu e utilizados na produção de colares, brincos e pulseiras da nova coleção. O lançamento será neste sábado (13), a partir das 10h, no Café do Museu.
Para valorizar a beleza e o cheiro de algumas plantas e flores da Amazônia encontradas no Parque Zoobotânico, Badarane buscou preservar o aspecto natural das cores e formas do material orgânico, utilizando uma resina especial à base d'água. Os trançados com fibras amazônicas, uma das marcas da designer, também estão presentes na nova coleção.
"A inspiração para esse novo trabalho vem da diversidade e da beleza das espécies botânicas encontradas no Parque Zoobotânico e também da importância do Museu Emílio Goeldi como um espaço de referência de memória, afeto e conhecimento para mim e tantas pessoas. Com a coleção, busquei preservar em acessórios de uso pessoal a beleza, a atmosfera e, quem sabe, a energia do caminhar entre as árvores e vegetação do Parque Zoobotânico", explica a designer.
A programação de lançamento começará às 10h de sábado (13) e se encerra às 15h. Além de apresentação musical, os produtos da nova coleção serão expostos e comercializados em uma tenda em frente ao prédio da Diretoria do Museu Goeldi e, em seguida, também estarão disponíveis no Café do Museu. Uma trilha com folhas e cartazes servirá de guia para os visitantes do Parque Zoobotânico conhecerem a coleção.
BRÁS DE AGUIAR
Lojistas e empreendedores da Avenida Brás de Aguiar também vão oferecer uma opção de passeio diferente no final de semana, com a terceira edição do "Égua da Brás", que une compras, experiência cultural e afetiva em dois dias de evento.
A programação começa nesta sexta-feira (12) e tem encerramento no sábado (13). A edição marca a festividade de Páscoa com feiras de economia criativa, oficinas, happy hour com poesia, entre outras atividades.
A partir das 9h desta sexta-feira (12) os espaços cadastrados no projeto abrem as portas para dar início à programação. Uma das lojas de vestuário vai apresentar no final de tarde de sexta (12), um happy hour poético com a poetisa Rose White, a partir do tema “Poesias e Sugestões de Vinhos para sua Ceia da Páscoa”. A programação completa pode ser conferida no instagram @eguadabras.
“Participar do Égua da Brás! fez eu repensar que meu negócio está além da venda de produtos. Com a programação cultural, gero oportunidades e interação aos expositores de produtos autorais na feira de economia criativa, atualizo conhecimentos com os ministrantes das oficinas, trago opções de lazer para os moradores da Brás e de outros bairros, e, assim, aumento a circulação de pessoas na minha loja e incremento minhas vendas. Nos dois dias do Égua da Brás! eu vendo a mesma quantidade de produtos que eu levaria uma semana para vender”, relata Júlia Gester, empresária.