MENU

BUSCA

Minissérie paraense faz releitura inédita de Contos Amazônicos, de Inglês de Souza.

A série “5 para 1/2 Noite” terá 5 episódios com duração de 26 minutos, em narrativas independentes

A Golgan Filmes, em parceria com o produtor de elenco Dario Jaime, iniciou processo de seleção de atores e atrizes para a minissérie “5 para 1/2 Noite, baseada na obra Contos Amazônicos (1893), do escritor paraense Inglês de Sousa.

Nascido em Óbidos, interior do Pará (1853), o escritor, advogado, jornalista, professor e político Inglês de Sousa introduziu o Naturalismo na literatura brasileira e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sua obra de maior sucesso foi o romance “O Missionário” (1891)

A minissérie “5 para 1/2 Noite” fará uma releitura audiovisual de 5 dos 9 contos do último livro publicado por Inglês de Sousa: Contos Amazônicos. Serão 5 episódios com duração de 26 minutos, em narrativas independentes. 

“Através de figuras míticas da Amazônia como o Boto, a Matinta Pereira e o Curupira, a minissérie irá preservar a valorização da Amazônia e a riqueza de detalhes, características principais da obra de Inglês de Sousa, com uma releitura audiovisual de elementos sobrenaturais”, explicou a diretora Jane Covre.

Jane é profissional multimídia, tem mais de 12 anos de carreira como roteirista, diretora, coordenadora e produtora executiva de diversas produções audiovisuais, com foco em documentários institucionais e campanhas educativas.


O ator, diretor, escritor e roteirista Dario Jaime Sousa será o responsável pela produção do elenco da minissérie. Dario já participou de cerca de 20 produções nacionais, entre séries de TV, clipes e filmes como Ribeirinhos do Asfalto e Amazônia Oculta.

“A adaptação da obra do Inglês de Sousa é importante em vários aspectos, dentre eles a divulgação da literatura paraense, que é extremamente potente. Nossas narrativas são profundas e entrelaçadas com a natureza e o místico.  Outro ponto importante é a aproximação dessas narrativas com o público jovem, acredito que filmar nossas próprias histórias é uma espécie de salvaguarda de memória.  
Levantar um elenco para cinco episódios diferentes tem sido um desafio para mim, mas tem sido também um prazer. Nosso elenco contará com grandes nomes das artes cênicas e com jovens atores e atrizes paraenses que irão entregar um belíssimo trabalho para as telas”, destacou Dario Jaime.

Essência amazônida

Influenciado por autores como Eça de Queiroz e Émile Zola, Inglês de Sousa destacou o homem amazônida em seus Contos Amazônicos, pela primeira vez, sem a ideia europeia. E a minissérie irá retratar essa preocupação com a biodiversidade, o respeito às matas e seus habitantes nativos, através de figuras folclóricas que até hoje estão presentes no imaginário popular. 

Em novembro de 2025, Belém irá sediar a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.  Assim, a produção paraense usa a arte e seus elementos para pensar a realidade do ecossistema, valorizando o respeito à natureza.

A série “5 para 1/2 Noite” será produzida com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo do Pará e Secretaria de Cultura do Estado do Pará- SECULT.

Serviço: Interessados em participar do elenco da minissérie “5 para 1/2 Noite, entrar em contato pelo e-mail golganfilmes@gmail.com ou pelo whatsapp (91) 9 82231434. Deve ser enviado portfólio com fotos e vídeo curto de um minuto com apresentação.

Cultura