Marido de Regina Casé analisa samba da Grande Rio sobre encantarias Amazônicas nas redes e viraliza

A composição do samba é assinada por Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes

Luciana Carvalho

O cineasta Estêvão Ciavatta, marido da atriz e apresentadora, Regina Casé, usou suas redes sociais para desvendar a riqueza simbólica e cultural do samba-enredo da Acadêmicos da Grande Rio para o Carnaval deste ano. Intitulado "Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós", o enredo mergulha nas águas amazônicas em uma jornada mística inspirada em lendas e mitologias do Pará.

Na série "Quantas vezes você cantou um samba-enredo sem saber o que estava dizendo?", Ciavatta, vestindo uma camisa com a bandeira do Pará, faz uma análise detalhada da letra do samba. Ele explica como a composição narra a história das princesas turcas Jarina, Herondina e Mariana, que, ao fugirem das guerras que marcaram o fim do Império Otomano, naufragaram próximas à Ilha de Marajó. Lá, encantaram-se e passaram a ser protegidas pelo vodun Verequete, figura central na tradição do Tambor de Mina. A letra do samba destaca a fusão de caboclos, voduns, orixás e encantarias, refletindo a riqueza espiritual dos terreiros amazônicos.

VEJA MAIS

image Grande Rio pode ser campeã do Carnaval 2025 do RJ no quesito samba de enredo, diz colunista
Mesmo sendo um declarado portelense, o colunista arrisca seu palpite e destaca o samba da agremiação de Duque de Caxias (RJ) que homenageia o Pará

image 'Deixa Falar', escola de Belém, vence concurso de samba-enredo da Grande Rio
'A mina é cocoriô!' será o samba-enredo da escola carioca no Carnaval 2025

A composição do samba, assinada por Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes, foi criada com base no recorte temático estabelecido pela Grande Rio, em uma homenagem ao Pará. O enredo tem forte inspiração na música "Quatro Contas", de Dona Onete, e exalta as entidades encantadas que habitam as pororocas, no encontro das águas do rio com o mar.

Nos comentários, muitos internautas, incluindo paraenses, comentaram sobre a análise feita pelo cineasta: "Uma verdadeira explicação da encantaria paraense e sua presença com a camisa representando a bandeira do meu Pará ❤️💚🤍", disse um. "Riquíssimo esse enredo e fortíssima candidata a campeã de 2025", escreveu um outro. "MA-RA-VI-LHO-SO!!! Que aula!! Eu, como orgulhosa paraense que sou, te agradeço pela explicação de nosso termos e costumes daqui "de cima" aos que ainda não nos conhecem!!! ✨🌹 Obrigada e Parabéns!!!", publicou uma seguidora paraense.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA