CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Marabá recebe multiartista Iago Araújo para 'Roda de Saberes'

O público vai poder assistir a uma exibição do curta-metragem Meça Três Vezes Antes de Cortar, seguida de um bate-papo

Tay Marquioro
fonte

Nesta terça-feira (9), o público de Marabá, no sudeste do Estado, vai poder participar de mais uma edição da programação 'Roda de Saberes', realizada pelo Pontal Instituto Cultural. Dessa vez, o convidado é o artista Iago Araújo, mestrando em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O multi-artista, curador e diretor artístico natural de Marabá vive e trabalha no trânsito entre sua cidade natal, Goiânia (GO) e Salvador (BA). Seus trabalhos são conhecidos por transitar entre produções que combinam cinema, dança e artes visuais. Iago pesquisa as manifestações Afropindorâmicas - que reúnem elementos das culturas quilombola, negra e indígena -, em diálogo com questões étnicas e socioambientais.

“Tenho assumido uma identidade nômade de existência e fazer artístico. Acho que nasci em Marabá e Goiânia, ao mesmo tempo. Hoje, tenho passado por vários territórios, me juntado com pessoas de várias origens. Venho conversando com as encantarias, seguindo a minha ancestralidade boiadeira, que fez com que meus avós saíssem do sul do Brasil e chegassem até o Pará. Sou nortista, mas sou mais ainda um nômade, misto de boiadeiro com barqueiro, vagante dos sertões e rios brasileiros”, afirma Iago.

Na sua participação na ‘Roda de Saberes’, Iago vai apresentar o curta-metragem Meça Três Vezes Antes de Cortar, com um bate-papo com o público presente na atividade. A obra retrata uma dança com bois e outros seres encantados. Uma conversa com boiadeiros perdidos na mata mostra que todo sangue é valioso, mas que a língua é a carne mais rara de todas.

O filme é resultado da pesquisa de mestrado no Programa Profissional de Dança (PRODAN)– UFBA. O processo artístico origina-se a partir da releitura da história clássica do Bumba-Meu-Boi. Enquanto na saga original a figura de Pai Francisco tem que pegar a língua do boi mais caro do patrão para alimentar a esposa grávida, Catirina, na versão deste filme, o autor precisa buscar o sangue de um boi raro para curar o pai.

SERVIÇO:
"Roda de Saberes" com Iago Araújo
Data: 09 de julho (terça-feira)
Hora: 19 horas
Local: Pontal Instituto Cultural -  Av. 2000, Quadra 93, Lote 16b, bairro Belo Horizonte, Marabá (PA)
Entrada franca. Classificação livre.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA