MENU

BUSCA

Mangal das Garças recebe programação com coruja e arte ecológica; saiba mais

“Essa é uma oportunidade de aproximar as crianças da natureza de forma lúdica", afirma Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal

O Liberal

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, realiza neste domingo, 27, uma programação educativa voltada para o público infantil. A partir das 9h, o espaço recebe duas iniciativas que pretendem unir diversão e consciência ambiental:o Momento Ecozoo e o Projeto Ecoarte. A entrada é gratuita, e as atividades irão ocorrer no anfiteatro do Parque, que fica no endereço rua Carneiro da Rocha, s/n, bairro da Cidade Velha

VEJA MAIS

Mangal das Garças comemora Dia Internacional das Florestas com oficinas para crianças
A programação gratuita será realizada no próximo domingo (23), às 9h

Mangal das Garças completa 20 anos no domingo com programação especial para visitantes
Espaços que normalmente cobram taxa de visitação funcionarão gratuitamente na data

Mangal das Garças recebe novos filhotes e o menor gavião do país; veja
O parque ressalta que a entrega de animais deve ser feita Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A manhã começa com a participação da coruja Olívia, que faz parte do projeto Momento Ecozoo, às 9h. A ave da espécie morucututu estará completando 10 anos de vida, e será apresentada pela equipe técnica do Parque, que destacará as características, modo de vida, assim como a importância das corujas no equilíbrio ambiental. Também é um momento em que todos podem tirar suas dúvidas, conhecer curiosidades e fazer um registro do animal.

“Essa é uma oportunidade de aproximar as crianças da natureza de forma lúdica. Ao conhecerem um animal silvestre como a Olívia, elas desenvolvem empatia e aprendem sobre conservação de maneira afetiva”, explica Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal.

Em seguida, às 10h, tem início a oficina de móbile ecológico, dentro do projeto Ecoarte. O objetivo da atividade é estimular a criatividade dos pequenos utilizando elementos naturais encontrados no próprio Parque, como folhas secas, galhos e sementes, transformando-os em brinquedos artísticos.

A programação integra as ações de educação ambiental para a infância do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço.

“Projetos como o Ecozoo e o Ecoarte são fundamentais para despertar nas novas gerações o senso de responsabilidade ambiental. No Mangal, a criançada aprende brincando”, destaca Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS Pará 2000.

Além da programação especial, o Parque mantém diariamente outras atividades educativas, como a alimentação de iguanas, tartarugas e garças, além da soltura de borboletas e apresentações de rapinantes.

 

Cultura