Mais da metade dos brasileiros não costuma ler, revela pesquisa
O levantamento realizado pela "Retratos da Leitura no Brasil" mostra que 53% dos brasileiros não leram nada nos últimos 3 meses
O Brasil tem cada vez menos leitores, é o que aponta a pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) na 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil". Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.
Essa é a primeira vez que a pesquisa conclui que a maioria dos brasileiros não tem o hábito da leitura. Para obter os dados da pesquisa foram considerados livros impressos e digitais e inclui qualquer gênero literário, mesmo bíblicos ou literários.
"Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, o percentual de leitores é ainda menor, de 27% dos brasileiros", conclui a pesquisa.
O crescimento de pessoas que não leem representa um aumento de cinco pontos percentuais se comparado ao ano de 2019, a edição mais recente da pesquisa. 2024 é o ano que apresenta a maior quantidade de “não-leitores”, desde 2007, quando o levantamento iniciou.
VEJA MAIS
Os dados da pesquisa também revelam que atualmente, levando em consideração a estimativa populacional, o Brasil tem cerca de 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais). Os últimos quatro anos, representam uma redução de cerca de 6,7 milhões de leitores no país.
Ainda segundo o levantamento, o gosto pela leitura diminui quanto mais velhos são os entrevistados. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 38% dizem ler porque gostam. Na adolescência esse índice cai para 31% a 34%.
“Essa redução está em sintonia e pode explicar os demais resultados de queda no percentual de leitores e na média de livros lidos. (...) Esses dados revelam que estamos perdendo esses potenciais leitores, que disseram gostar muito ou gostar um pouco de ler. O que nos faz perguntar o que estamos deixando de fazer para manter esse interesse”, afirma Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.
Livros mais lidos
A pesquisa divulgou um ranking dos livros mais marcantes citados pelos entrevistados que afirmaram ler algum título nos últimos três meses. Veja a lista abaixo:
- Bíblia – Vários autores
- O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
- Turma da Mônica – Maurício de Sousa
- Harry Potter – J.K. Rowling
- Diário de um Banana – Jeff Kinney
- A Culpa é das Estrelas – John Green
- Sítio do Pica-Pau Amarelo – Monteiro Lobato
- A Cabana – William P. Young
- Crepúsculo – Stephenie Meyer
- Violetas na Janela – Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho (espírito Patrícia)
- O Menino Maluquinho – Ziraldo
- Gibis/História em Quadrinhos – Vários autores
- Dom Casmurro – Machado de Assis
- Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter
- 50 Tons de Cinza – E.L. James
- Capitães da Areia – Jorge Amado
- As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis
- O Diário de Anne Frank – Anne Frank
- Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes
- Vidas Secas – Graciliano Ramos
- Cinderela – Charles Perrault
- Os Três Porquinhos – Autor desconhecido (tradição oral, compilado por Joseph Jacobs)
- Iracema – José de Alencar
- A Arte da Guerra – Sun Tzu
- O Grande Conflito – Ellen G. White
- O Alquimista – Paulo Coelho
- Chapeuzinho Vermelho – Charles Perrault (ou versão dos Irmãos Grimm)
- Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
Sobre a pesquisa
A "Retratos da Leitura" é considerada a pesquisa mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.