MENU

BUSCA

Magia das Cordas se apresenta nesta quarta-feira, 30

O evento contará com participações especiais

Painah Silva

Hoje, 30, às 19h, a escola Magia das Cordas leva música à ‘Quarta Musical’ do Sindicato dos Médicos do Pará. Coordenados pelo violonista, arranjador e compositor, Cizinho, os alunos trazem um repertório variado, incluindo música paraense, rock, MPB e samba. 

Criada pelo professor Idalcy Pamplona Filho, ou "Cizinho", a escola trabalha com o estudo da música há 19 anos em Belém. O projeto oferece o ensino de diversos instrumentos como violão, cavaquinho, teclado, piano, canto, violino, ukulelê, banjo e percussão. Podem participar indivíduos de faixas etárias diversas, de crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos, sem limite máximo de idade.

Além do ensino prático, também são realizados concertos regularmente em parceria com espaços da cidade, como é o caso do Sindmepa. 

A coordenadora do Sindicato, Camila Alves, conta que a ‘Quarta Musical’ apresenta todas as semanas artistas paraenses dos mais variados gêneros, em shows gratuitos e abertos ao público.

O idealizador da escola e professor, “Cizinho” afirma que a ideia de criação do projeto surgiu com o intuito de ensinar a técnica musical: “Eu me especializei em ensinar, é a coisa que eu mais gosto de fazer. Só de Carlos Gomes eu tenho 25 anos como professor. Muitos músicos, muita gente boa se formou comigo no Carlos Gomes e eu tenho o maior orgulho disso, de dar essa continuidade e oferecer a minha experiência com banda e com shows. Eu me sinto bem em dar um pouco de mim”, diz.

Entre as programações rotineiras da Magia das Cordas está a chamada ‘Música na Calçada’, apresentações realizadas todos os sábados com os alunos da escola. “Já existe há uns cinco anos”, afirma “Cizinho”. Há também os projetos paralelos que levam até espaços públicos, como hospitais, a música. “Tocamos para os doentes e distribuímos presentes”, conta ele. 

Como um espaço de aprendizado, a Magia das Cordas não se apresenta somente como uma escola de ensino. “Claro que aprender um instrumento é fundamental, mas o objetivo da escola não é só formar músicos, e sim ter um espaço para eles se deliciarem com tudo, brincarem, formarem grupos, tocarem sem cobrança, sem prova e avaliação. É um espaço diferenciado”, diz.

No recital no Sindmepa, os alunos farão apresentações em grupos de três a quatro pessoas, de acordo com suas habilidades e preferências. O repertório será bem variado, segundo o professor, incluindo sucessos dos compositores Waldemar Henrique e Márcio Macedo; rock com Legião Urbana; MPB com canções de Caetano Veloso e samba.

Haverá também participações especiais como Renan Andrade, que participou do The Voice Kids em 2019, e de seu pai, Rubão Andrade, cantor que entrou na Magia das Cordas para aprimorar o violão. Além da participação da bandolinista Paula Borges, do compositor Márcio Macedo e Francisco Silva

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

Cultura