Liniker, BK e aparelhagens estão na edição de 10 anos do Psica
A produção do evento promete novas surpresas para o público
Mais uma leva de atrações que vai compor o time do Festival Psica, edição de 10 anos, foi anunciada pela produção, na última terça (18). A cantora, compositora e atriz, Liniker, está na lista ao lado do rapper carioca Abebe Bikila, mais conhecido como BK, além das aparelhagens Surreal Crocodilo, que contabiliza a segunda participação no festival, e a estreia de Super Pop Live e o Mega Príncipe Negro. O Festival será de 16 a 18 de dezembro e a venda do passaporte já está disponível no site.
O local onde vai ocorrer o festival ainda está sendo definido, mas o que o público pode ter certeza é que as atrações estão sendo montadas com todo o cuidado de uma edição especial. Apesar de novidades e surpresas, o festival mantém a essência da bandeira de ser um movimento artístico preto e periférico nascido na Amazônia.
A cantora Liniker já esteve algumas vezes em Belém, mas para o Psica, ela vai apresentar o show mais atual da carreira com as músicas do novo trabalho, “Indigo Borboleta Anil”, lançado em setembro do ano passado, mas não vai deixar de cantar os "hits" para a galera.
Outro artista que se encaixa totalmente na linha curatorial e faz parte da edição de 10 anos do festival é o carioca Abebe Bikila, que canta músicas que retratam as dificuldades e as conquistas do povo negro dentro das cidades.
O festival Psica carrega essa característica pitoresca que agrega uma variedade de gêneros musicais. Para quem acompanha a trajetória desde o início, recorda que em seus três primeiros anos o festival acontecia em um espaço para aproximadamente 300 pessoas.
Mas a partir do quarto ano os dois principais organizadores do evento, os irmãos Jeft Dias e Gerson Dias, resolveram ousar e mudar o endereço do festival com objetivo de agregar maior número de pessoas e bandas.
“O Psica faz parte de um movimento cultural, político e social que está acontecendo nessa cidade. Então, dentro do festival a gente discute temas pra fazer com que as pessoas, cada vez mais, se identifiquem com esse movimento. Desde 2018 a gente vem fazendo isso e se olhar pra trás, a gente sempre fala de pautas decoloniais. A gente não tá inventando uma narrativa, apenas contando o que já acontece, mostrando o poder e toda a força da cultura local”, explica um dos diretores do festival, Jeft Dias.
E não poderia faltar nesta edição, as aparelhagens, forte marca da cultura paraense que nasceu dentro das periferias. Surreal Crocodilo, o Super Pop Live e o Mega Príncipe Negro prometem movimentar o evento.
“A gente fala muito com o público local pra ele se olhar, se enxergar, se ver em lugares de protagonismo e ocupar os espaços, mostrando nossa forma de pensar cultura, pensar mundo, a humanidade, que essa forma de pensar chegue em outras pessoas. É um movimento de dentro pra fora”, conclui Gerson Junior, também diretor do evento.
Festival Psica 10 anos
16 a 18 de dezembro
Local: confirmado em breve
Ingressos
Passaporte Psica
Lote 2: R$140,00 (meia estudantil / solidária)