Lendas amazônicas são revividas no 'Café da Dona Pereira'

Encontro acontece nos dias 21,22,28 e 29 de outubro e faz parte do projeto ReMatintas

Thainá Dias

Em uma mistura de história, memórias e cultura, o Projeto ReMatintas apresenta ao público paraense o “Café da Dona Pereira”. Um encontro que reunirá admiradores e convidados da CasaMatinta, um espaço que toma conta do “Casarão do Boneco” em Belém. Realizado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA e pelo Casarão do Boneco, com apoio institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), o evento será realizado nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, a partir das 19h.

VEJA MAIS

image Sesc Santo Amaro exibe vídeos produzidos pelo Coletivo Casarão do Boneco
O ponto de partida das histórias é a pandemia que assola o mundo há mais de um ano e meio

[[(standard.Article) 'Cortejo Visagento': conheça a tradição do dia da Matinta com foco nas lendas da Amazônia]]

image Visagens e assombrações da Amazônia viram artes feitas por ilustradoras paraenses; confira
Integrantes do coletivo MAR mostram suas visões de histórias famosas como Matinta Pereira, O Fantasma da Soledade, A Porca do Reduto e outras

O encontro tem como intuito promover debates, atualizações e intercâmbio de notícias, entre outras ações. Nas  narrativas amazônidas é assim também que se agrada à Matinta Pereira: convidando-a para tomar um café. Segundo a coordenadora do projeto ReMatintas, Adriana Cruz, “o público é convidado a assistir, mas, também a contribuir de forma atuante como partícipe de uma atmosfera alterada pelo jogo com o tempo e espaço, a estar inserido nas ações; a escolher onde e como quer estar nos diversos ambientes que foram preparados para alterar o olhar e a presença das pessoas e propiciar esta reinvenção do tempo, como quem se permite dialogar com as próprias memórias”, explica.

Segundo a integrante do Laboratório de Produção Criativa do projeto, Cristina Costa, “essas linguagens estão unificadas nesta experimentação cênica. A referência à Matinta perpassa por tudo enquanto ancestralidade amazônica, raiz cultural, ensinando a lidar com o caminho, com o destino. Há também os indutores sonoros e a questão da resistência do fazer, do existir”.

Agende-se

“Café da Dona Pereira”

Data: 21, 22, 28 e 29/10

Hora: 19h

Local: Avenida 16 de Novembro, 815 - entre TV. Veiga Cabral e Praça Amazonas

*Contribuição por convidado: R$ 30*

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA