MENU

BUSCA

Jovens de complexos da Usinas da Paz terão participação na Feira do Livro

Jovens de complexos comunitários fazem apresentações de dança, teatro e leitura

O Liberal

Estudantes de duas Usinas da Paz, localizadas em Belém, irão mostrar seus talentos e conhecimentos adquiridos dentro do projeto, com apresentações de dança, teatro e leitura na 25ª Feira do Livro.

]A participação dos jovens dos complexos comunitários começará no sábado, às 11h, no espaço Arena das Artes, onde um grupo de meninas de 12 a 16 anos, da turmas de ballet da Usina da Paz Bengui, fará uma apresentação de carimbó, ao som de “Banzeiro”, canção de Dona Onete, que é uma das personalidades paraenses homenageadas pelo evento.

“A gente abriu as portas em maio e em tão poucos meses de funcionamento, ver que as crianças já estão comprometidas com as atividades é muito importante, porque mostra que a gente está conseguindo construir essa relação com a comunidade de maneira muito sólida e tranquila. Esperamos, a partir de agora, participar de todas as outras edições”. Conta, emocionada, Juliana Chaves, gerente geral da Unidade multifuncional do Benguí, a qual as crianças representarão
 

As Usinas da Paz seguirão expondo seus trabalhos dentro da Feira no próximo dia 30 de agosto, com a apresentação do Teatro Experimental: Sonho de Uma noite de São João, em que jovens entre 15 e 29 anos, alunos da UsiPaz Cabanagem, irão representar uma inspiração de Shakespeare, a partir de uma lenda que diz que, um dia ao ano, durante a noite de São João, os humanos podem entrar no mundo mágico dos duendes e das fadas, um lugar onde prevalece a harmonia e onde os sonhos se tornam realidade. A peça será apresentada às 17h, na Arena das Artes.

A Cabanagem será protagonista também no dia 3 de setembro, quando será exposta por meio de uma contação de história estrelada por uma avó e o neto. Elenilda Pinto, de 59 anos, estará lançando o primeiro livro, que conseguiu escrever a partir das atividades realizadas na biblioteca da Usina da Paz do bairro em que mora. “As aventuras da vovó tipiti e o menino tipiti” conta o dia a dia vivido pela autora, o neto e um cachorro. O lançamento será as 9h30, também na Arena das Artes.
 

Orgulho é o que define o sentimento de quem convive e assiste a batalha diária da comunidade que deposita nas UsiPaz uma nova perspectiva de vida. “Alegria e muita satisfação de ter oito jovens da periferia, fazendo parte do cenário artístico paraense, expressando sua arte através da prática teatral, levando cultura e entretenimento, proporcionando momentos de lazer para as famílias de diferentes territórios. Um trabalho inicial da Usipaz Cabanagem, que apresenta ao público da feira do Livro seus primeiros talentos”, expressa Ivanilda Vieira, coordenadora da Usina da Paz Cabanagem.

Programação UsiPaz na Feira do Livro:

- 27/08: apresentação de dança, 11h, espaço Arena das Artes
- 30/08: apresentação teatral Sonho de uma noite de São João, 17h espaço Arena das Artes
- 03/09: Contação da história “As aventuras da vovó tipiti e o menino tipiti”, 09h30, espaço Arena das Artes

Cultura