MENU

BUSCA

Jornalista paraense estreia na literatura com a obra “Nem Te Conto”

Iaci Gomes lança livro que reúne quatorze histórias mesclando terror e realismo fantástico em cenários paraenses

O Liberal

A jornalista paraense Iaci Gomes lança hoje, a partir das 18h no Canto Coworking, em Belém, sua primeira obra “Nem Te Conto”. O livro reúne contos de terror ocorridos em cenários paraenses e traz a proposta para os leitores refletirem sobre seus próprios medos e abrir possibilidades da imaginação.

Segundo Iaci, tudo começou através do twitter. “O ‘Nem te Conto’ é um compilado de contos que escrevo desde 2005 e depois virou um projeto de microcontos no meu Twitter. Depois de um tempo, percebendo a aceitação dos contos, eu decidi reunir algum deles nesse livro, que é a realização de um sonho que tenho desde criança. O conto e a crônica são meus gêneros preferidos, desde pequena comecei a ler por esses gêneros e só depois li romances. Então eu misturei o formato de conto com o terror e elementos fantásticos, de realismo mágico, que é uma coisa que eu sempre tive fascínio desde os tempos da escola”, afirmou.

Com fortes influências de autores consagrados, como Gabriel García Márquez e Stephen King, a autora relata que muitas ideias de contos vêm das observações do cotidiano, um  hábito que desenvolveu graças à experiência como jornalista, especialmente no caderno policial. “A minha formação em jornalismo aparece 100% neste trabalho, afinal, jornalismo é sobre contar histórias, mas de uma maneira mais objetiva”, detalhou.

Iaci destacou ainda que a pandemia serviu como um estímulo para desenvolver o projeto. “Acabei lendo muito mais e, por consequência, retomando textos antigos e escrevendo mais, além de reunir a coragem e os recursos para lançá-lo. Então, acho que precisou de uma pandemia para eu finalmente dar esse passo. Desde criança a leitura sempre foi muito mais que um hobby para mim, é um refúgio. A leitura permite que a gente saia um pouco da realidade, visite outros lugares sem sair de casa, conheça novos personagens e, mesmo, passe a enxergar mais beleza em coisas do dia a dia. Acredito que toda arte traz isso, desperta sentimentos e promove uma apreciação da vida e de tudo que ela proporciona”.

Para ajudar os leitores a entrarem no clima de terror, o ‘Nem Te Conto’ inclui oito ilustrações originais feitas por quatro artistas do Pará. São eles, Magno Brito, que assina a ilustração de capa e outras duas aquarelas sobre os contos. A designer e empreendedora Renata Segtowick, que também integra o Coletivo Mulheres Artistas do Pará (MAR), contribui com duas ilustrações que captam de forma sensível e perturbadora as histórias dos contos. Além de Márcio Alvarenga e Victor Almeida. Victor não havia tido contato com a autora em trabalhos anteriores. “O Victor me encontrou nas redes sociais, leu o conto sobre o caranguejo do Utinga e fez uma ilustração que eu acabei usando no livro, porque ficou muito boa. Tomei muito cuidado para chamar pessoas daqui do Pará, que poderiam traduzir melhor em imagem o que eu quis dizer nos textos, com a sensibilidade necessária”, concluiu.

 

Agende-se

Lançamento do livro “Nem Te Conto”

Data: 25/11

Hora: 18h às 20h.

Local: Canto Coworking (Av. Serzedelo Correa, 15 - Ed. Manoel Pinto da Silva, em frente à Praça da República).

Preço do livro: R$ 40,00.

OBS: Para entrar, é necessário apresentar carteira de vacinação contra covid-19.

 

 

Cultura