Ismaelino Pinto apresenta ‘Mangueirosamente’ especial do Dia da Independência
Videocast resgata as principais memórias culturais de Belém e está disponível pela plataforma LibPlay
Contar a história da independência do Brasil com o recorte de Belém foi um dos principais objetivos do jornalista Ismaelino Pinto, na edição especial do videocast “Mangueirosamente”, que vai ao ar hoje, a partir das 7h, na plataforma do Grupo O Liberal, Libplay. Com a participação do historiador Aldrin Figueiredo, o programa visa contar a história do período de independência que o país viveu, através de um olhar histórico para a cidade de Belém.
Segundo Ismaelino Pinto, “o Pará foi o último estado a aderir a independência do Brasil, nós éramos uma província do Grão Pará a reconhecer essa independência do Brasil que se comemora hoje é muito importante. O Aldrin Figueiredo conversa com a gente e explica um pouco mais sobre não apenas o recorte histórico, mas um lado local também dessa história. A gente encaminha o bate papo para falar sobre a cidade de forma geral, quem eram os habitantes da época, como era o modo de vida. Na verdade, o que houve aqui foi uma espécie de uma relutância da colônia portuguesa de reconhecer a independência do Brasil, promulgada por Dom Pedro”, explicou o jornalista.
Ismaelino ressalta ainda a importância de trazer essa discussão de forma mais dinâmica, afim de que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade em que vivemos. “Nossa conversa gira em torno dessa história, como o marcante episódio do ‘Brigue Palhaço’, que marcou demais essa época, entender porque Belém tinha uma relação muito maior do que a metrópole (Portugal), do que com a sede do reino, que era no Rio de Janeiro. Então a ideia foi dar um toque local nesse período”, concluiu.
Colunista de O Liberal há mais de duas décadas, Ismaelino é comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de Críticos de Cinema do Pará. O videocast “Mangueirosamente”, tem um formato de bate-papo para falar sobre os principais assuntos culturais de Belém do Pará e suas memórias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA