MENU

BUSCA

Ingressos para o 57º Festival de Parintins estão à venda; saiba mais

Disputa entre os bois Caprichoso e Garantido será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Parintins, no Amazonas

Lívia Ximenes

O 57º Festival de Parintins será realizado nos dias 28 a 30 de junho de 2024, na Arena Bumbódromo (Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes). As vendas de ingressos começam nesta quinta-feira (01), às 10 horas, no horário de Brasília (09 horas no horário de Manaus). A disputa folclórica entre os bois Caprichoso e Garantido ocorre no interior do Amazonas, a 420 quilômetros da capital.

VEJA MAIS

O que é o Festival de Parintins?

Oficializado em 1965, o Festival de Parintins é fruto de uma rivalidade que existe há mais de 100 anos. O nome do festejo faz referência à cidade onde surgiu, uma ilha no Amazonas localizada a 420 quilômetros de Manaus. As primeiras apresentações dos bois eram realizadas nas ruas de Parintins, representando o folclórico boi-bumbá - variação do bumba-meu-boi, do Nordeste.

O espetáculo encena a lenda de Mãe Catirina, uma mulher grávida que desejava comer língua de boi. Pai Francisco, seu marido, querendo satisfazê-la, sacrifica o boi favorito do patrão. Sob ameaçada de morte, Pai Francisco é salvo pelo Pajé, que ressuscita o boi. Povos indígenas e criaturas místicas são parte das apresentações ambientadas na Amazônia.

Um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC) foi responsável pela oficialização do Festival de Parintins. O objetivo era angariar recursos para construir a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. No ano seguinte, em 1966, ocorreu a primeira participação dos bois Caprichoso e Garantido, o que intensificou a rivalidade entre as torcidas.

Em 1975, a Prefeitura de Parintins tornou-se responsável pela organização do evento. O Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, inaugurado em 1988, passou a sediar a programação e ficou conhecido como Bumbódromo.

O Festival de Parintins dura três dias, com apresentações dos bois e disputa pelo melhor espetáculo. Mais de 100 mil pessoas prestigiam presencialmente, além de outras milhares que acompanham por transmissão online.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Cultura