MENU

BUSCA

Icoaraci recebe 1ª Mostra de Teatro Koringa com programação gratuita para a comunidade

O evento começa hoje, 9, às 19h, com leitura dramática na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. A programação seguirá até o dia 2 de dezembro com entrada franca

Amanda Martins

Entre os dias 9 de novembro e 2 de dezembro, o Distrito de Icoaraci recebe a 1ª Mostra de Teatro Koringa, organizado pela Escola de Artes que leva o mesmo nome do espetáculo, realizado em dois espaços, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, e também no Colégio Passo a Passo. Com uma programação diversificada que inclui contação de histórias, quatro espetáculos teatrais e três leituras dramáticas, o público poderá assistir tudo de forma gratuita. Além disso, o evento trabalhará com a inclusão, uma vez que as programações propostas contarão com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-as acessíveis a todos. 

VEJA MAIS

Na programação, também inclui outras leituras dramáticas que ocorrerão no decorrer do mês de novembro, como por exemplo, “Lapsus”, da Cia 2, no dia 24 do mês; e a terceira leitura, o “Médica à Força”, apresentada pela Má Companhia de Teatro, em 30 de novembro.

A contação de histórias intitulada “Ser Diferente É O Que Nos Une”, do escritor, professor e músico Raimundo Lima, acontecerá no dia 28 de novembro, no Colégio Passo a Passo, também em Icoaraci. 

Patricia Rodriguez, atriz, professora de teatro e uma das organizadoras do projeto, revelou que a intenção do evento é atrair o público local para conhecer mais sobre espetáculos teatrais sem a necessidade de deslocamento para o centro da capital paraense, praticando a democratização da arte. 

“Nosso objetivo é fomentar a plateia e levar ao público a se interessar em assistir ao teatro por ter uma certa comodidade, suprindo essa vontade de conhecer como são os espetáculos dando a eles uma programação variada para servir como motivar para que visitem futuramente o Theatro da Paz e o Teatro Waldemar Henrique”, complementou a organizadora. 

Rodriguez destacou que uma parte fundamental do projeto é o envolvimento ativo dos alunos da escola de artes Koringa, já que são eles próprios os atores que entrarão em ação. “Eles desenvolvem o papel de apresentar a culminância do processo de aprendizagem, então, colocam em prática tudo aquilo que aprenderam no teórico, expressão vocal e construção de personagem”, enumerou a professora de teatro. 

Oficinas

Além das programações de espetáculo teatral, leituras dramáticas e uma contação de história, a organização planeja ofertar duas oficinas de iniciação teatral: uma, ministrada para alunos que frequentam a Escola de Arte Koringa, enquanto a outra, é destinada a alunos específicos da  EEEFM Teodora Bentes, com idades entre 13 e 14 anos.

O projeto foi  selecionado pelo edital 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, do Governo do Estado.

Programação 

  • Quinta-feira - 09/11

LEITURA DRAMÁTICA

A Farsa do Advogado Pathelin - (alunos Koringa) 

Hora: 19h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Faixa etária: LIvre

 

  • Sexta-feira, 17/11

ESPETÁCULO

A Farsa do Advogado Pathelin (alunos Koringa)

Hora: 20h

Local: Biblioteca Avertano Rocha  - 19h 

Faixa etária - 12 anos

 

  • Sábado, 18/11

ESPETÁCULO

Estrada Noturna (Presságio Produções)

Hora: 20h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Faixa etária: 16 anos 

 

  • Sexta-feira, 24/11

LEITURA DRAMÁTICA

Lapsus - (CIA2)

Hora: 19h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Faixa etária: 16 anos 

 

  • Terça-feira, 28/11

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Ser Diferente é o que nos Une (Raimundo Lima)

Hora: 10h

Local: Escola Passo a Passo

Livre - Infantil 

 

  • Quinta-feira, 30/11

LEITURA DRAMÁTICA

Médico à Força (Má Companhia de Teatro)

Hora: 19h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Faixa etária: 12 anos 

 

  • Sexta-feira, 01/12

ESPETÁCULO

Enfim Sós (Koringa/Presságio Produções)

Hora: 20h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Faixa etária: 12 anos 

 

  • Sábado, 02/12

ESPETÁCULO INFANTIL

Histórias de beira rio: contos para esperar a maré encher (Marvin Muniz e Wagner Abapuru)

Hora: 18h

Local: Biblioteca Avertano Rocha

Livre - Infantil

 

Cultura