Grupo Frutos do Pará faz pré-lançamento de álbum com show de carimbó em Belém, neste sábado (15)
Será a partir das horas no Espaço Apoena, na esquina da Duque com a Antônio Baena, no bairro do Marco
![fonte](/img/ic-fonte.png)
Todo dia no Pará, tem gente escutando e dançando carimbó. Então, hoje é dia de escutar e dançar esse gênero musical, símbolo da cultura paraense, ao som de um grupo muito ligado à música e dança regionais. Trata-se do Regional Frutos do Pará, um braço do Pássaro Junino Tucano, que tem à frente a produtora cultural Iracema Oliveira, homenageada na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em 2024. O grupo faz show de pré-lançamento do álbum “Canta o Frutos do Pará” a partir das 20h30 deste sábado (15) no Espaço Cultural Apoena, na avenida Duque de Caxias com a travessa Antônio Baena, no bairro do Marco.
Como explica Paulo Jorge Júnior, integrante do grupo, o Frutos do Pará possui 33 anos de estrada. Ele foi fundado pelas mestras Iracema Oliveira e Nazaré Azevedo, respectivamente presidente e coreógrafa, juntamente com outros membros do Pássaro Junino Tucano, do bairro do Telégrafo. Portanto, o Frutos do Pará tem sua origem relacionada a esse pássaro junino em Belém. O grupo foi criado para envolver os brincantes do Tucano, que, após as festas do mês de junho, se dispersavam. Entretanto, “o trabalho do Frutos do Pará engloba as danças folclóricas como um todo”, pontua Paulo Jorge.
O show no Apoena neste sábado faz parte das atividades musicais do Frutos do Pará por intermédio dos músicos do grupo que se intitula “Regional Frutos do Pará”. Nesse caso, o público que for conferir a apresentação do grupo neste fim de semana vai verificar o talento dos músicos: Paulo Oliveira (banjo e vocal), Paulo Jorge Júnior violão 7 cordas e backing vocal), David Santos (flauta transversal e backing vocal), Anderson Oliveira (violão base), Rafael Érico (violão solos), Carlos Oliveira (curimbó de marcação), Alexandre Maués (curimbó de repique), Wellington Barreto (atabaques), Ademir Júnior (estante percussiva) e Thiago Lima (efeitos, maracas e ganzá).
Uma atração a mais no show será a performance da DJ Estamyna. Tudo vai começar às 20h30, justamente com a DJ Estamyna e,por volta das 22h, vai ser o momento de o carimbó tomar conta do espaço, com a apresentação do Regional Frutos do Pará. Esse grupo conta com dois CDs gravados, um clipe e conclui agora a gravação de um álbum com sete músicas autorais, em parceria com compositores amigos dos músicos do grupo.
O estilo do grupo é bem diversificado, a partir dos ritmos amazônicos, em especial, o carimbó. “Tocamos também xote, lundu, merengue, toadas e outros ritmos. No álbum ‘Canta o Frutos do Pará’, temos seis carimbos e um xote”, diz Paulo Jorge Júnior.
Sotaque
Sobre o grupo tocar um carimbo com sotaque diferenciado, Paulo Jorge destaca: “Normalmente o ritmo do carimbó é tocado com instrumentos de percussão genuínos, com curimbós e maracas, uma flauta ou sax ou clarinete e o banjo; as bandas usam outros recursos mais industrializados, como guitarra, baterias, teclados, baixos, ... No nosso caso, temos um perfil meio intermediário, pois adicionamos no conjunto original apenas violões, atabaques e uma estante percussiva”.
“Nosso sotaque é diferenciado porque somos um dos grupos regionais que iniciou o uso de estante percussiva com ron-ton-ton (ou tritons), além dos comuns (prato, carrilhão, cowbell, blocos sonoros), que oferece arranjos percussivos parecidos a uma bateria, mas de forma rústica, nos dando um recurso diferenciado do que existe em outros grupos”, completa Paulo Jorge Júnior. Outro diferencial do Frutos é ser o primeiro grupo a incluir violão 7 cordas em grupo de carimbo, realizando solos de baixarias diferentes dos solos feitos por um baixo.
Serviço:
Show de Pré-lançamento do álbum ‘Canta o Frutos do Pará’
15 de fevereiro de 2025
A partir das 20h30
No Espaço Cultural Apoena
Na avenida Duque de Caxias, 450, Altos,
Bairro do Marco, Belém
Ingressos na bilheteria: R$ 15,00
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA