Fotografias de estudantes se tornam arte na exposição 'Olhares em Movimento', em Belém
As imagens são resultados do trabalho dos estudantes da Escola Técnica Vilhena Alves, que participaram de oficinas de fotografia com o fotógrafo Everaldo Nascimento
A exposição "Olhares em Movimento" abre as portas a partir da sexta-feira (8), a partir das 8h, em Belém, para apresentar obras artísticas de jovens da Escola Técnica Vilhena Alves (EETEPA Vilhena Alves), que promove o evento para democratizar e difundir o acesso à produção artística de seus alunos.
A iniciativa se trata de uma mostra fotográfica criada a partir do Projeto Catarse, que realizou oficinas de fotografia audiovisual com os alunos utilizando apenas câmeras de aparelhos celulares. As fotos registradas pelos alunos continuarão na exposição até o dia 15 de novembro, na EETEPA Vilhena Alves.
Além da exposição de imagens, o evento vai proporcionar ao público palestras, reuniões com mesa-redonda, oficinas e experiências de comunicação oral. Todas as atrações da programação são gratuitas.
VEJA MAIS
Sobre o projeto
O projeto Catarse foi criado visando estimular técnicas de fotografia e de audiovisual para estudantes da Escola Técnica Vilhena Alves. Por meio de oficinas e aulas práticas, 26 alunos foram estimulados a aprender e a se expressar de diferentes formas artísticas.
O fotógrafo Everaldo Nascimento é um dos idealizadores do Catarse e responsável pelas oficinas que ensinam os conceitos de fotografia aos estudantes. Segundo o profissional a intenção do projeto é fazer com que os participantes consigam ver o ambiente comum a partir de uma nova perspectiva.
Além da exposição de imagens, o evento vai proporcionar ao público palestras, reuniões com mesa-redonda, oficinas e experiências de comunicação oral. Todas as atrações da programação são gratuitas.
“Com técnicas de composição, luz, e ângulos diferenciados, a ideia é permitir que os alunos, através da fotografia, possam revelar detalhes muitas vezes despercebidos e proporcionar uma nova forma de interpretar realidades e cenários cotidianos. Esse novo olhar pode ser uma forma de ampliar a compreensão estética e cultural, incentivando um diálogo sobre o impacto e o papel da fotografia na arte contemporânea e na sociedade”, explica o fotógrafo.
Everaldo relata que ficou surpreso e muito satisfeito com a entrega dos estudantes nas oficinas, que com o uso do celular, se sentiram mais confortáveis para registrar suas fotografias.
“Para mim foi uma surpresa a aceitação dos alunos, todos são adolescentes, eles têm muitas coisas para se distrair, mas nas aulas ficavam atentos, curiosos e interagiam bastante. A meu ver, o que contribuiu muito para esse envolvimento foi o fato de usarmos somente o celular para exercitar o conteúdo aprendido durante o curso”, conta o fotógrafo.
O resultado do trabalho realizado por Everaldo com os alunos é uma coleção de imagens diversas, que vão desde paisagens urbanas até registros da flora presente na Região Metropolitana de Belém. Segundo o professor, a criatividade e a sensibilidade de cada estudante proporcionaram imagens únicas, que poderão ser apreciadas na exposição.
Além da coordenação de Everaldo Nascimento, a mostra ‘Olhares em Movimento’ contou com a participação dos profissionais de fotografia Oswaldo Forte, Isa Arnour e Amanda Gasper, que realizaram rodas de bate-papo com os alunos ao longo do curso.
Serviço
Exposição "Olhares em Movimento"
Data: 08 de novembro (sexta-feira)
Horário A partir das 8h
Local: EETEPA Vilhena Alves - Avenida Magalhães Barata, 698 - São Brás, Belém
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA