Fotógrafa paraense Jacy Santos fala sobre projeto alusivo ao disco “Clube da Esquina”
O disco de Milton Nascimento e Lô Borges completa 50 anos neste mês
No mês em que o famoso disco "Clube da Esquina", de Milton Nascimento e Lô Borges completa 50 anos, a fotografa paraense Jacy Santos fala sobre seu projeto fotográfico inspirado em um dos maiores movimentos da música brasileira. Nascida em Igarapé-Miri, ela conta que as primeiras fotos foram feitas na sua cidade. As primeiras fotos do disco coincidiram com o início de sua carreira na fotografia, o que marcou a vida da artista.
Segundo Jacy, “poucos sabem, mas as primeiras fotos do ‘Clube da Esquina’ confundem-se com o início da minha guinada para fotografia. Depois de insistir muito com os meus amigos que eu não sabia fazer street, nem documental.
Assim, ainda em uma câmera Sony DSC-H100, registrei de primeira, um ambiente muito parecido com a foto da capa do disco. Naquele momento, eu não imaginei que aqueles registros seriam recorrentes durante a minha trajetória. No entanto, pelo exercício simples de entender o projeto como um conceito fotográfico no qual, cores e fotografados podem ser entendidos como uma continuação da foto de Carlos Filho (Cafi) onde os meninos levantaram-se e continuaram a brincar. Fiz durante esses 5 anos, pelo menos, 1 foto possível de ser enquadrada no projeto. Afinal, crianças brincam em todos os lugares do Brasil”, explicou.
A fotógrafa destacou ainda que o “Clube da Esquina” se transformou no seu trabalho mais conhecido, tornando-se assim o mais importante. “Por questões estéticas e de organização, o ‘Clube da Esquina nº 2’ não se adequa mais a definição de série e é, atualmente, entendido por mim como um projeto. A primeira fotografia não é esta da ilustração, mas ela pode ser vista, assim como, todas as fotos do projeto na hashtag #clubedaesquinan2_©jacysantos”, concluiu.
Embora oficialmente creditado a Milton Nascimento e a Lô Borges, então com 30 anos e 20 anos, respectivamente, o álbum Clube da Esquina é trabalho de grupo. Um disco de amigos e de banda formada por músicos do naipe do baixista Luiz Alves, do guitarrista Nelson Angelo, de Tavito (1948 – 2019) e do baterista Robertinho Silva, cujo batuque remeteu aos tambores de Minas neste álbum que eletrificou o som de Milton Nascimento.
O álbum Clube da Esquina foi organizado conceitualmente pelo poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos, letrista de seis das 21 músicas do álbum.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA