MENU

BUSCA

Filme sobre a vida e obra de Marília Pêra é exibido em festival internacional de documentários

Documentário revela a trajetória e o legado de Marília Pêra, ícone do teatro, cinema e televisão brasileira

Bruno Menezes | Especial para O Liberal

85 produções audiovisuais nacionais e internacionais fazem parte da 30ª edição do ‘É Tudo Verdade’ – Festival Internacional de Documentários, que, desde o dia 3 de abril, vem reunindo apreciadores de filmes em salas de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro. A programação termina no domingo (13), com a reexibição dos filmes vencedores da cerimônia de premiação, que ocorrerá no sábado (12).

Uma das programações do festival acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que exibe 53 produções brasileiras. Um dos destaques dessas obras é o documentário ‘Viva Marília’, que conta a vida e obra da atriz Marília Pêra e sua forte influência artística e social nos anos 60, 70 e 80 no Brasil.

VEJA MAIS:

A artista também revela que o processo de criação do documentário foi muito emotivo por apresentar as diversas facetas artísticas de Marília Pêra ao longo de sua trajetória.

“No início, fiz um vídeo, caseiro mesmo. Durou um mês para fazer, porque eu chorava sem parar, afinal, era minha mãe. Já se passaram 9 anos desde que ela partiu, e ainda é algo que, de vez em quando, toca em um lugar, e você, enfim, sente a lágrima e a saudade. Mas então falei com o Zelito Viana (diretor) e começamos a montar isso, dando um foco maior para a carreira dela e mostrando que ela era uma verdadeira ‘bicho de teatro’, do cinema, uma grande artista cuja carreira era movida pela arte. Ela tinha a coragem de ousar, se jogar, inovar e se desafiar”, comenta Esperança.

Emocionada pela realização do documentário que homenageia sua mãe, Esperança acrescenta que está muito feliz pela exibição do filme no festival e com a possibilidade de ele ser expandido para outras plataformas.

“Eu já sabia que ela era uma grande atriz, uma grande artista, mas quando vemos tudo isso reunido, nos impressionamos com o talento e a versatilidade dela, tanto no drama quanto na comédia, na violência e na doçura. Então, senti muito orgulho e emoção… Estamos conversando com distribuidoras para ver se conseguimos levar para streamings. A produtora ainda está fechando, mas este filme tem muito a oferecer, e esperamos que ele chegue a muitos lugares, levando Marília a alegrar e inspirar as pessoas”, conclui a atriz.

Cultura