MENU

BUSCA

Festival Tempero de Origem apresenta programação cultural

Além da experiência gastronômica, o público pode conferir diversas atrações musicais neste sábado, 26

Painah Silva

Será apresentado hoje, 26, em sua terceira edição, o Festival Tempero de Origem, que apresenta uma programação de gastronomia e cultura alimentar, além de trazer os sabores característicos da região paraense. O evento traz chefs, cozinheiros, trabalhadores da agricultura familiar e empreendedores para apresentar seus produtos. Além da experiência gastronômica, o público também poderá conferir atrações musicais e culturais, incluindo exposições, espetáculos, palestras e serviços. 

A música vai ficar nas mãos de Lucinha Bastos, Félix Robatto, Ruth Costa e João da Hora. Lucinha afirma ser um evento que vale a pena conferir: “Acho que vai ser muito bacana. Estamos todos ansiosos por esses eventos presenciais e que reúnem tantas informações, curiosidades e música”, diz. A cantora, que se apresentará no último dia de Festival, conta que preparou um repertório especial para a ocasião. “Eu sempre preparo um repertório com músicas de meus CDs e releituras de gravações de outros colegas. Mas, na hora o público sempre vence e acabo cantando o que me pedem”, revela.

A iniciativa surge com o intuito de fomentar o turismo, os negócios, a cultura e a sustentabilidade. Esta edição trará produtos das regiões do Marajó, Bragança, Santarém, Abaetetuba, São João de Pirabas, Ilha do Combu e Tomé-Açu, em exposições e comercialização.

Segundo André Dias, secretário de Turismo do Pará, pesquisas apontam a capital paraense como uma tendência para o turismo em 2022: “É importante que nós tenhamos frequência de festivais como este, para que o turista que esteja na cidade possa de uma maneira mais sintética ter contato com a gastronomia da capital e do interior do estado. Que esse visitante possa conhecer a criatividade, das nossas formas de utilizar os ingredientes tradicionais, o fomento a inovações da culinária paraense, reunindo fornecedores, produtores e restaurantes de um destino de referência".

Cerca de dezesseis produtores locais vão expor diversos produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, sucos, farinhas, chocolates, geléias, entre outros. Haverá também a presença de dez restaurantes selecionados pela Abrasel que participam do Festival com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, usando ingredientes regionais.

Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, diz que o Festival também se mostra importante para a economia:  “O Tempero de Origem tem se consolidado como uma estratégia importante para a divulgação e a comercialização de produtos e serviços”.

O evento será realizado no Parque da Residência e a programação segue até amanhã, 27, sendo apresentada das 10h às 21h.

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

Cultura