Festival Amazônia Encena na rua abre inscrições para edição especial no Pará
A XIII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada no período de 05 a 12 de junho de forma presencial em Belém
Um dos maiores festivais de teatro de rua do país realizado pela primeira vez em Belém, no mês de junho. O projeto Amazônia Encena Na Rua se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e formação de plateia. Consolidado na Amazônica Legal, o projeto amplia sua atuação e apresenta edição especial no Pará, com programação oficial entre os dias 05 a 12 de junho. A edição tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Segundo o coordenador do festival, Chicão Santos, “O Amazônia Encena na Rua é um festival de artes públicas que faz a conexão com os grupos e cias de teatro, circo e dança da Amazônia Legal e convidados de outros estados da federação, permitindo a troca e o intercâmbio. É um lugar de apresentações, capacitação e de discursão das políticas públicas, discutindo o teatro o público e a cidade, tendo como pano de fundo ‘o custo amazônico’. Essas ações visam integrar os fazedores e coletivos das artes cênicas da Amazônia, além fortalecer a Rede de Teatro da Floresta e Rede Brasileira de Teatro de Rua”, explicou.
Com uma programação que consiste de oficinas, debates, rodas de conversas, seminários e apresentações, o coordenador destaca que nesta edição especial, o projeto será levado para as ruas e praças de Belém. “Serão selecionados oito grupos, um de cada estado da Amazônia Legal (exceto Pará), cinco grupos do Pará e três grupos de outras regiões do Brasil para integrarem a programação. Realizaremos trinta apresentações, na arena principal, na praça da República, em feiras, outras praças e escolas públicas em Belém, para um público aproximado de sete mil pessoas de todas idades, credos, ideologias e classes sociais”, destacou.
Também será produzido um curta metragem documental de quinze minutos sobre a arte amazônica, tendo como plano de fundo o XIII Amazônia Encena na Rua. “Com essa programação além da reflexão sobre o ‘novo normal’ e a retomada dos nossos encontros presencias o Festival celebrará esse novo e esperado momento de nossas vidas, depois de dois anos de isolamento e fechamento de todas as atividades e espaços culturais. Estamos de volta e felizes por celebrar essa retomada com segurança, graça a ciência e com certeza as vacinas”, concluiu Chicão.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 25 de março e poderão se inscrever espetáculos de rua de teatro, dança e circo dos estados que compõe a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e demais estados da federação. O regulamento e formulário de inscrições estão disponíveis no link: https://bit.ly/3KxoXxn.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA