MENU

BUSCA

Fafá de Belém vira Patrimônio Cultural do Pará: relembre momentos marcantes da carreira da artista

A artista teve sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta terça-feira (17)

Beatriz Rodrigues

Considerada uma das principais vozes da Música Popular Brasileira, Fafá de Belém teve sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta terça-feira (17).

Relembre abaixo alguns momentos marcantes da carreira da cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista.

VEJA MAIS

Cantora de Papas

Conhecida por sua religiosidade e sua devoção à Nossa Senhora de Nazaré, Fafá de Belém já se apresentou para três papas ao longo de sua carreira.

Em 1997, Fafá de Belém cantou para João Paulo II, em missa no estádio do Maracanã, durante o Segundo Encontro Mundial do Papa com as Famílias; E em 2013, ela se apresentou no show de acolhida do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Após a morte de Bento XVI, em 2022, a artista compartilhou um registro do momento que interpretou a música “Ave Maria” para o pontífice em 2007, em Valência, na Espanha. Veja:


Tema de Enredo de Carnaval

Em 2024, Fafá de Belém recebeu como homenagem aos 50 anos de carreira ser enredo da Escola de Samba Império de Casa Verde, de São Paulo. Com o tema “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”, a escola levou para a avenida o lado místico da cantora, mostrado por meio de suas canções, do seu povo e de sua terra, a Amazônia.

A cantora de 67 anos participou do desfile em cima de um carro alegórico, usando grafismos no corpo e uma fantasia simples (a seu pedido), destacando sua conexão com suas raízes paraenses.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Mirelly Pires, editora de OLiberal.com)

Cultura