MENU

BUSCA

Exposição ‘Olhares Amazônicos’ chega ao CCBEU Belém destacando diversidade e riqueza cultural

A mostra pode ser visitada pelo público em geral a partir do dia 16 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 17h

Amanda Martins

A quarta exposição do coletivo Mulheres Artistas da Amazônia será inaugurada esta semana na Galeria de Arte Edgard Contente, localizada no Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU). A mostra coletiva, intitulada "Olhares Amazônicos", reúne uma diversidade de pinturas e fotografias que capturam a essência da rica biodiversidade, da diversidade cultural e religiosa, dos grandes rios e da ecologia humana da Amazônia, considerada uma das regiões mais ricas do planeta. Uma vernissage será realizada nesta quarta-feira (14/8), às 19h, para marcar a abertura oficial do evento. Já a partir do dia 16, o público em geral poderá visitar a exposição, que estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O evento conta com o apoio do Grupo Liberal e da Cerveja Caribenha.

A exposição explora três principais visões sobre a Amazônia: a visão ambientalista, que enfatiza a preservação da floresta e a proteção da biodiversidade; a visão indigenista, que defende os direitos territoriais, culturais e sociais dos povos indígenas; e a visão econômica, que vê a Amazônia como uma fonte de recursos naturais para o desenvolvimento regional e nacional. 

Andréa explicou que essas diferentes perspectivas foram consideradas de forma integrada ao discutir o futuro da Amazônia e buscar soluções sustentáveis para sua conservação e desenvolvimento.

Para ela, a inclusão de referências artísticas como música e dança no vernissage da exposição enriquece a experiência dos visitantes e adiciona camadas de significado às obras expostas. 

SERVIÇO

Coletivo das Mulheres Artistas da Amazônia apresenta mostra ‘Olhares Amazônicos’

  • Abertura: quarta-feira, 14 de agosto, a partir das 19h;
  • Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h;
  • Local: Galeria de Arte Edgard Contente, localizada no Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU);
  • Entrada gratuita.

 

 

Cultura