MENU

BUSCA

Exposição 'O Peso das Coisas Leves' estreia nesta quinta (16), na Assembleia Paraense

Aline Folha, mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará, utilizou a técnica da aquarela para retratar a sua experiência com a maternidade  

Gustavo Vilhena*

Começa nesta quinta-feira (16) a exposição de arte “O Peso das Coisas Leves”, idealizada pela artista Aline Folha. A mostra estará aberta ao público no Hall do Complexo de Eventos da Assembleia Paraense e permanecerá em cartaz até o dia 11 de fevereiro. A partir das 19h, o público paraense é convidado a vivenciar uma experiência única e sensível, que busca envolver os visitantes em reflexões profundas sobre os significados e as sutilezas do cotidiano através da arte.

VEJA MAIS

BBB 25 começa com dinâmica inédita de Xepa e VIP; confira a divisão
Para serem contemplados com um das duas alternativas, as duplas precisaram passar por um teste inicial

Gracyanne Barbosa terá dificuldades no BBB 25, diz tarólogo
Val Couto alerta para a pressão emocional e desafios constantes enfrentados pela musa fitness na competição, com base nas cartas e numerologia.

BBB 25: Brother usa termo racista e Vinícius chama atenção; veja
Enquanto Guilherme conversava com Vinícius e Aline, brother foi corrigido por usar termo racista

O projeto, que nasceu em 2022, tem como ponto de partida a busca pela beleza da leveza. No entanto, durante o processo criativo, uma reviravolta inesperada fez com que Aline ampliasse sua visão e propósito artístico. Foi no mesmo período em que seu filho Dante veio ao mundo que a artista deu início à concepção da série. O impacto da maternidade transformou não apenas sua rotina, mas também sua forma de enxergar e produzir arte.

Aline descreve que, ao retornar ao ateliê após o período de resguardo, começou a explorar um novo ritmo em seu trabalho. Tentando se reconectar com seu corpo e com sua criatividade, figuras femininas dançantes, com proporções irreais, começaram a surgir espontaneamente em seus papéis. Esses desenhos, cheios de movimento e expressão, passaram a ser a base de suas obras. Para a artista, cada peça da série funciona como um recorte de um momento dançado, capturando gestos e emoções que carregam uma dualidade: a leveza visual e o peso emocional.

Mestra em Artes pela UFPA, Aline revela que, inicialmente, sua maior preocupação era criar obras leves e visualmente agradáveis. Contudo, com o passar do tempo, percebeu que estava se autocensurando ao tentar manter essa estética. "A partir de um certo ponto, dei-me conta de estar censurando a mim mesma, calando meus impulsos. Desviei o olhar, da leveza, para o peso do ser leve. É muito diferente.", explica.

Essa percepção trouxe uma nova camada de profundidade ao projeto. Para Aline, “O Peso das Coisas Leves” é também uma metáfora para a maternidade. “Hoje, sei que ‘O Peso das Coisas Leves’ é sobre maternidade, dentro de mim. Sobre um maternar possível. Mas também sei do voo livre das coisas que criamos para o mundo de fora das nossas cabeças, onde tudo pode ser outro. Diferentes contextos, diferentes contornos.”, reflete a artista.

Sobre o futuro, Aline Folha diz que espera expandir o seu ateliê e fazer novas exposições. “Vivo inventando projetos. Quero expandir o ateliê, trazer válvulas de outras linguagens artísticas e conseguir criar mais livremente. Nunca tinha feito uma série tão extensa como é ‘O Peso das Coisas Leves’. Quero poder criar mais sequências como essa série e poder, quem sabe, fazer novas exposições.”, finaliza a artista.

A exposição está aberta ao público até o dia 11 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. A entrada é gratuita para sócios da Assembleia Paraense e seus convidados, sendo necessária a emissão de convite da cota mensal. Aline Folha convida a todos a se permitirem ser tocados pelas emoções que transbordam em cada obra e a refletirem sobre o peso e a leveza das vivências humanas.

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

Cultura