Exposição de fotógrafo japonês premiado traz a 'Japonésia' para Belém
Mostra de 74 fotografias pode ser visitada a partir deste sábado (4) no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Mostra de 74 fotografias pode ser visitada a partir deste sábado (4) no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
A imensidão da cultura japonesa e as belezas da natureza do Japão retratadas pelas câmeras analógicas do jovem fotógrafo Naoki Ishikawa, de 34 anos, traçam um perfil inusitado e surpreendente do país nipônico. A exposição “Japonésia” com uma mostra de 74 fotografias chega pela primeira vez em Belém a partir deste sábado (4) no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. As fotos podem ser conferidas até o dia 6 de março por uma realização da Japan House São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult).
A capital paraense é a terceira cidade do Brasil a receber a exposição, concebida e apresentada pela Japan House São Paulo, em 2020, e que passou também pelo Museu Oscar Niemeyer de Curitiba (PR), em 2021. Naoki Ishikawa é conhecido por fotografar de maneira analógica as paisagens das terras japonesas, trazendo um olhar singular para a interação entre a natureza e a presença humana e relacionando com a cultura local. Ishikawa possui extensa jornada artística, com exposições de sucesso pelo continente asiático e pelos Estados Unidos, além de ter premiações como a da The Photographic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievement Award.
“Naoki Ishikawa é um jovem fotógrafo japonês e um viajante também. É muito entusiasmado pela fotografia em filme, ele não usa câmera digital e tem uma série que mostra o Japão como uma grande península, mostra a variedade de panoramas e ambientes, Hokkaido que é gelado, até Okinawa, nos mares do sul, que são mais tropicais. Mas o foco da exposição é o Monte Fuji, que ele já subiu mais de 20 vezes”, explica o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug.
A exposição é apenas uma parte da programação que Japan House São Paulo pretende desenvolver até março de 2022 em Belém. A ideia é realizar outras atividades, como uma conversa com o fotógrafo Naoki Ishikawa pela internet. Com o apoio do Consulado Geral do Japão em Belém, “Japonésia” traz fotos realizadas por Ishikawa entre 2008 e 2020, compondo um conjunto que reúne imagens de mais de 20 ilhas do arquipélago.
A Japan House São Paulo é uma entidade que visa estreitar os laços entre o povo brasileiro e o japonês pela cultura. Além da exposição, outras atividades poderão ser realizadas no futuro. “A primeira atuação em outros estados começaram em exposição no Rio Grande do Sul, Paraná, e depois passamos a ideia de ter outras ações, envolvendo por exemplo clubes de leituras, com experiências híbridas presencial e à distância. O Pará tem uma gastronomia muito rica, e a gente pretende fazer outras ações, não necessariamente exposições, mas podem ser desde atividades educativas, até ações de esporte. A ideia é ter uma continuidade”, assegura Klug.
Agende-se:
Exposição Japonésia
Onde: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - R. Siqueira Mendes, S/N - Cidade Velha
Período: de 4 de dezembro a 6 de março
Hora: terça a domingo, das 9h às 17h
Valor: R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia entrada)
Acesso gratuito às terças-feiras