Exposição ‘Cores da Fé’ é lançada nesta sexta-feira, em Belém
Evento de abertura ocorre a partir das 19h, na galeria de arte do CCBEU
O lançamento da exposição “Cores da Fé”, da artista plástica Rose Maiorana e do repórter fotográfico Tarso Sarraf, ocorre nesta sexta (4/10), em Belém. A mostra retrata as múltiplas e coloridas expressões da fé paraense no Círio de Nazaré, por meio da intervenção de pintura sobre fotografias. A programação começa às 19h, na galeria de arte do CCBEU, localizada no bairro Batista Campos. O projeto tem o apoio cultural da Porte Engenharia, do Grupo Liberal, da Cerveja Caribeña e do CCBEU.
A exposição ficará aberta para visitação do público de 7 de outubro a 4 de novembro, com entrada gratuita. De acordo com Rose Maiorana, a parceria com Tarso Sarraf revela perspectivas diferentes sobre o Círio.
VEJA MAIS
“O olhar do Tarso é mais fotográfico e o meu é mais voltado para a pintura. Eu penso muito antes de colocar cada pincelada sobre a fotografia para não perder a expressão e essência de cada imagem. Isso reflete a nossa vivência local que levamos para outras partes do mundo, por meio desses olhares. Pintar ou fotografar cada romeiro, sabendo de toda a sua promessa e fé, é emocionante”- Rose Maiorana, artista plástica.
A exposição “Cores da Fé” envolve cenas marcantes de vários momentos da quadra nazarena, como a trasladação, a motorromaria e registros dos romeiros que chegam de diversos municípios do Pará para acompanhar a programação da festividade.
O repórter fotográfico Tarso Sarraf comenta que trabalhar com Rose Maiorana nesse projeto é gratificante, pois a artista tem muito cuidado e respeito ao pintar as fotografias. “Além disso, é um projeto muito bem pensado, com fotos de vários momentos do Círio. Cada Círio é singular e os registros possuem histórias diferentes”, pontua Tarso.
Identidade visual
Para Aurélio Oliveira, publicitário e designer responsável pela identidade visual da exposição, todos os elementos da comunicação foram criados exclusivamente para o projeto. Inspirados na simbologia do Círio de Nazaré, eles destacam cores e formas que geralmente são utilizadas nas fitinhas e nos brinquedos de miriti.
“É importante desenvolver projetos que tocam as pessoas de uma maneira tão profunda como o Círio de Nazaré, que guarda um lugar muito especial na memória afetiva das pessoas católicas e não católicas. A festividade se tornou uma grande manifestação da cultura local com expressão internacional. A exposição é imperdível para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o Círio de Nazaré, sob o olhar de dois artistas amazônidas que levam a arte local para o mundo. É uma honra fazer parte desse projeto”, destaca Aurélio.
Apoio cultural
Segundo Ernâni Guilhon, diretor da empresa apoiadora Porte Engenharia, a mostra é uma oportunidade de destacar a importância dessa festividade cultural, uma vez que as obras capturam de forma sublime, com traços vívidos e, ao mesmo tempo, delicados, as emoções de devoção, amor, fé e esperança do povo paraense e as transpõem para as fotografias, pinturas e esculturas de modo arrebatador.
“É por meio da arte que podemos conhecer mais sobre a cultura de um povo, apreciar suas tradições e nos conectar com nossa espiritualidade. Independente da crença que seguimos, a arte sempre despertará alguma emoção ou fará você aprender algo novo”- Ernâni Guilhon, diretor da Porte Engenharia.
Serviço:
Exposição “Cores da Fé”
Data: de 7 de outubro a 4 de novembro
Local: CCBEU – Travessa Padre Eutíquio,1309
Horário: das 14h às 18h
Entrada gratuita
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA