MENU

BUSCA

Experiência reúne cultura e culinária Amazônica

Chefe Léo Modesto promove roteiro agregador de sabor e cultura em Curuçá

Cléo Soares

Uma cidade que respira folclore, cultura e culinária de raiz amazônica, ligada com uma grande cadeia produtiva vinda da agricultura familiar. Curuçá, no nordeste do Pará, fica às margens da mistura das praias de rios e do mangue da região também conhecida como “Amazônia Atlântica”. É dessa cidade de mais de 300 anos que vem o chef de cozinha Léo Modesto. Mais do que ganhar projeção nacional por sua participação no reality “Mestres do Sabor”, da TV Globo, Léo faz do seu ofício uma missão agregadora dos saberes locais, para que todos os integrantes dessa rede produtiva saíram ganhando.

VEJA MAIS 

O moqueado é uma viagem pela natureza

Se por um lado o café já não depende mais da presença do chef, o prato do peixe “avoado moqueado” é o que se pode chamar de personificação do termo “arte culinária” por Léo Modesto. Tudo envolve elementos da natureza, do peixe às folhas usadas para forrar ou embrulhar o peixe, além das madeiras para montar o “moquém”, palavra que vem do tupi antigo moka'ẽ ou moqueteiro, para nomear grelha artesanal de madeira usada no preparo do peixe.

Mas antes do peixe chegar a essa grelha, Léo Modesto tira a roupa de chef e aproxima-se mais de um homem da roça, que literalmente sai “roçando” brotos da vegetação, cortando uma palha de bananeira ou guarmã ali, uma de açaí acolá, até chegar à surpreendente folha de “vindicá”, uma planta de origem asiática que é endêmica no Brasil e de sabor único, usada para embrulhar “poquecas” de peixe. O embrulho é arrematada com cordas de malva colhida do sítio e feita na hora. Desse embrulho a poqueca sai horas depois, cozida e com um sabor todo especial.

No “avoado moqueado” da última vivência, realizada durante o 46º Festival Folclórico da cidade, Léo convidou a chef Danielle Serrão, também consultora de cozinha natural e com foco na realidade a amazônica. Com a realidade do dia, que era a mandiocaba, Serrão fez um molho vinagrete também de sabor único. É uma experiência para viver, rezar e agradecer.

SERVIÇO:

Próxima “Vivencia Mearim”

(Avuado Moqueado + Café Imersivo)

3 e 4 de agosto de 2024

Informações e inscrições via WhatsApp (91) 98745‑2327

e no perfil @leomodestoz5

Cultura