CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eventos de samba enchem Belém de música e animação neste final de semana

Com atrações diversas, incluindo cantores nacionais, os eventos 'Feira do Samba' e 'Vem Ver o Peso do Samba' agitam Belém neste sábado

Amanda Martins e Bruno Menezes
fonte

Os amantes de samba em Belém têm motivos de sobra para comemorar neste final de semana, já que grandes eventos de celebração ao gênero musical acontecem na cidade e oferecem uma extensa programação cultural.

No sábado (10), acontece a segunda edição da Feira do Samba, na quadra da escola de samba Bole-Bole, sito à passagem Pedreirinha 153, Guamá. O evento é realizado em comemoração ao podcast independente ‘Papo de Samba Pará', criado por Markinho PS e que completa 8 anos na data.

De acordo com Markinho PS, artista que também organiza a Feira do Samba, a ideia do evento surgiu da vontade de convidar artistas e expositores do Samba para celebrarem a música e a cultura em um evento público.

“A ideia da feira surgiu da vontade de inovar meu show com algo mais ao público. Foi quando fiz um show com um estande de produtos voltados para o público do samba. Deu certo, foi muito bem aceito e resolvi então convidar outros artistas e novos expositores”, explica o cantor.

image O sambista Markinho PS é o idealizador do projeto 'Feira do Samba' (Foto: Marx Vasconcelos)

Além de promover música e festa para o público, a programação tem o objetivo de levar ações de cidadania à população, incluindo diversos serviços de atendimento.

“A 1° edição da Feira do Samba foi um sucesso e, só não houve sequência (até agora), por conta da pandemia. Mas agora nesta segunda edição, resolvi comemorar diferente, evoluindo do cultural para o sociocultural, promovendo benefícios para comunidade através de uma ação social com serviços de atendimentos diversos e assessoria jurídica. Além de vestir a camisa do Hemopa, que irão participar com uma campanha informativa promovendo conscientização e agendamentos, dentro do evento e ainda a emissão de RG para a comunidade, em parceria com Secretaria de Segurança pública. Tudo isso acontecendo dentro da Feira de economia criativa e culminando num grande show com grandes personalidades do samba paraense, como no projeto original”, explica Markinho.

Com início às 15h, a Feira do Samba promete uma programação gratuita e que irá durar o dia inteiro, com shows de: Creuza Gomes, Flávia Anjos, Pagode das Meninas, Olívia Melo, Cris Matos, Marta Marina, Silvio Begot, Tonynho Melodia, Nazo Vox, Mestre Kvallo Neto Castro, Marcelo Barreto, Daniel Cardoso, Pedrinho Cavalléro, Admir do Cavaco, Yuri Guedelha, Bokita do Cavaco, Ademir da Marcação, Plínio do Cavaco, Fabio Moreno, Hygino Pampolha, Vicente Sorriso, Diego Xavier, Rally do Samba, Luiz Leite, Léo Sá, Blau do Partido, Marquinho Melodia, André Avelino e Kauê Costa.

“O critério para a seleção das atrações foi ter passado pelo podcast, o pelo naipe dos artistas, e os serviços ofertados, o aniversário é nosso, mas quem ganhará o presente será o público”, ressalta Markinho PS.

O público interessado em receber os atendimentos disponíveis no evento deve chegar na quadra da Escola de Samba Bole-Bole, a partir das 8h da manhã, munidos dos documentos de identidade ou certidão de nascimento ou casamento (no caso da emissão de RG). Serão distribuídas senhas de atendimento a partir das 7:30.

"Vem Ver o Peso do Samba",

Também no sábado (10), o projeto "Vem Ver o Peso do Samba" vai celebrar o seu oitavo aniversário com muita música e animação, na escola de samba Acadêmicos da Pedreira, localizada na Travessa Timbó, entre Everdosa e rua nova. Com diversas apresentações, incluindo a atração nacional Cassiana Pérola Negra, a festa promete fazer todo mundo sambar a partir das 16h.

image Cassiana Pérola Negra é a grande atração da festa de aniversário do 'Ver Ver o Peso do Samba' (Foto: Divulgação)

Segundo Selma Baltazar, idealizadora do projeto, o "Vem Ver o Peso do Samba" surgiu a partir de uma reunião de amigos que compartilhavam a paixão pelo samba. Ela incentivou que eles se encontrassem uma vez no mês para fazer música, e claro, tomar umas geladas no cartão postal da cidade.

“Outros amigos concordaram e seguimos realizando esses encontros e aí a coisa foi ficando mais séria a cada encontro, as coisas iam tomando forma, até que chegou um tempo em que todo mundo já sabia que tínhamos nosso e daí eram grandes rodas de sambas que começamos a levar para outros lugares devido à grande procura que o projeto começou a ter. Ao longo desses oito anos fortalecemos laços e realizamos grandes eventos, sempre com intuito de conseguirmos, além da visibilidade, o reconhecimento do público”.

Animada com a programação, Selma conta que um dos destaques será a apresentação de Cassiana Pérola Negra, uma artista que acabou entrando na vida da paraense de maneira inusitada.

“Em uma de nossas andanças pela cidade maravilhosa com amigos conseguimos chegar numa roda de samba onde conhecemos a artista e filha da saudosa Jovelina pérola Negra, uma pessoa incrível de um carisma grandioso e que logo que vimos ela cantando com aquele astral eu disse: ‘Vou ter que dar meu jeito de levar essa mulher pra Belém pra cantar no aniversário do projeto’ (risos). Daí ela desceu do palco, um conhecido lhe chamou, nos apresentou e então trocamos umas palavras. Falei pra ela do projeto e do interesse da trazer ela e na hora ela topou e ficou muito lisonjeada com o convite”, relata a idealizadora do projeto.

image Luciano Cachorrão é uma das atrações regionais do 'Ver Ver o Peso do Samba' (Foto: Sempre Mais Produção)

Além de Pérola Negra, o ‘Ver Ver o Peso do Samba’ vai levar shows de grandes cantores do samba em Belém, incluindo Luciano Cachorrão, Toni Melodia, Olivia Melo, Daniel Cardoso, Meio dia da Imperatriz e muito mais.

Os ingressos para participar da festa custam R$ 15. Mais informações sobre o evento pelo fone: 9199968-2490.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA