Estudante de gastronomia vence concurso de culinária Norte-Nordeste
Etapa final do Chef Show foi realizada na Bahia e a estudante conquistou o 1ª lugar no reality
A culinária criativa, sensível e que conta histórias também é uma forma de cuidado. Pensar a arte de cozinhar com olhares para o regional e a valorização cultural funciona como estímulo para o crescimento do setor, sobretudo na região Norte. A estudante de Gastronomia Amandha Silveira compreende bem esses desafios e, recentemente, se sagrou campeã da etapa Norte-Nordeste de do Chef Show Band, concurso de gastronomia realizado na Bahia. Com o tema “Afetividade, Regionalidade e Criatividade”, a vencedora deu vida e sabor ao prato intitulado “Abraço”, que refletiu todo seu preparo, profissionalismo e sensibilidade.
Para a etapa final, Amandha preparou um filé de carneiro com molho de castanha, creme de fava verde, vinagrete de maxixe e esferas de cajuína e mel. Para a sobremesa, um acréscimo ao menu que fez total diferença: requeijão Cardoso caramelizado com açúcar, compota de bacuri, mel intocado e raspas de limão. Todos os insumos e cerâmicas utilizados foram levados do Pará, sem contar que a apresentação visual fez jus ao sabor indescritível e aprovado pelos jurados, o que lhe garantiu o primeiro lugar na competição.
VEJA MAIS
Esse cuidado sempre esteve presente na trajetória de Amandha. Formada em Enfermagem, dedicou 12 anos à profissão, mas nunca deixou de lado sua paixão pela culinária. Agora, está transformando esse amor em realidade ao estudar gastronomia na Wyden. “Protelei bastante para começar uma segunda faculdade”, confessa. Com o resultado da competição, percebe que “as coisas começaram acontecer de forma despretensiosa, mas tenho investido tempo e me capacitado. Queremos dar visibilidade para a Gastronomia do Pará. E eu fui muito feliz e abençoada nessa competição”, afirma.
Profissionalização, incentivos e apoios
Amandha acrescenta que ao iniciar sua experimentação na confeitaria sentiu necessidade de encontrar o conhecimento técnico. “Nesse processo, busquei o curso de Gastronomia na Wyden. A partir do segundo período, começamos um movimento legal: práticas, eventos com parceiros, em supermercados, fora da faculdade mesmo. Isso deu um gás em todos os alunos e muita visibilidade para o curso”, pontua.
Ruth Franco, professora do curso, reconhece a importância de incentivar os alunos a aceitarem os desafios na área. “Voltar os olhos à nossa profissão é essencial. Estamos muito felizes e toda a faculdade parabeniza”, relata. Ela reitera, também, que é “muito importante para a instituição participar desse evento. Fornecemos o nosso laboratório para a execução do reality na etapa Piauí. É uma agitação, pois os alunos ficam curiosos e muito animados. É muito bom ter essa visibilidade enquanto curso de gastronomia”, ressalta a docente.
Primeira etapa: sabores e encantos
Para chegar à etapa final na Bahia, Amandha concorreu com mais quatro candidatos. Na disputa, em que também saiu vitoriosa, seu prato foi composto por selim de carneiro, com vinagrete de feijão verde e farofa de castanha de caju, acompanhado por esferas de cajuína. Além disso, repetiu a sobremesa apresentada na fase final. Localmente, o tema da competição foi “Sabores e encantos do Piauí”.