Estudante de gastronomia vence concurso de culinária Norte-Nordeste
Etapa final do Chef Show foi realizada na Bahia e a estudante conquistou o 1ª lugar no reality
A culinária criativa, sensível e que conta histórias também é uma forma de cuidado. Pensar a arte de cozinhar com olhares para o regional e a valorização cultural funciona como estímulo para o crescimento do setor, sobretudo na região Norte. A estudante de Gastronomia Amandha Silveira compreende bem esses desafios e, recentemente, se sagrou campeã da etapa Norte-Nordeste de do Chef Show Band, concurso de gastronomia realizado na Bahia. Com o tema “Afetividade, Regionalidade e Criatividade”, a vencedora deu vida e sabor ao prato intitulado “Abraço”, que refletiu todo seu preparo, profissionalismo e sensibilidade.
Para a etapa final, Amandha preparou um filé de carneiro com molho de castanha, creme de fava verde, vinagrete de maxixe e esferas de cajuína e mel. Para a sobremesa, um acréscimo ao menu que fez total diferença: requeijão Cardoso caramelizado com açúcar, compota de bacuri, mel intocado e raspas de limão. Todos os insumos e cerâmicas utilizados foram levados do Pará, sem contar que a apresentação visual fez jus ao sabor indescritível e aprovado pelos jurados, o que lhe garantiu o primeiro lugar na competição.
VEJA MAIS
Desde muito nova, Amandha sempre esteve rodeada de pessoas que amam cozinhar. “A culinária sempre esteve, ainda que não como um conhecimento estruturado, presente na minha vida. Minha mãe sempre cozinhou no dia a dia e, em dias de churrasco e feijoada, meu pai tomava conta do cardápio. Quando íamos para a casa da minha avó, era eu quem preparava a sobremesa. Sempre gostei e vivenciei isso: estar à mesa, preparar tudo com cuidado”, externa.
Esse cuidado sempre esteve presente na trajetória de Amandha. Formada em Enfermagem, dedicou 12 anos à profissão, mas nunca deixou de lado sua paixão pela culinária. Agora, está transformando esse amor em realidade ao estudar gastronomia na Wyden. “Protelei bastante para começar uma segunda faculdade”, confessa. Com o resultado da competição, percebe que “as coisas começaram acontecer de forma despretensiosa, mas tenho investido tempo e me capacitado. Queremos dar visibilidade para a Gastronomia do Pará. E eu fui muito feliz e abençoada nessa competição”, afirma.
Profissionalização, incentivos e apoios
Amandha acrescenta que ao iniciar sua experimentação na confeitaria sentiu necessidade de encontrar o conhecimento técnico. “Nesse processo, busquei o curso de Gastronomia na Wyden. A partir do segundo período, começamos um movimento legal: práticas, eventos com parceiros, em supermercados, fora da faculdade mesmo. Isso deu um gás em todos os alunos e muita visibilidade para o curso”, pontua.
Ruth Franco, professora do curso, reconhece a importância de incentivar os alunos a aceitarem os desafios na área. “Voltar os olhos à nossa profissão é essencial. Estamos muito felizes e toda a faculdade parabeniza”, relata. Ela reitera, também, que é “muito importante para a instituição participar desse evento. Fornecemos o nosso laboratório para a execução do reality na etapa Piauí. É uma agitação, pois os alunos ficam curiosos e muito animados. É muito bom ter essa visibilidade enquanto curso de gastronomia”, ressalta a docente.
Primeira etapa: sabores e encantos
Para chegar à etapa final na Bahia, Amandha concorreu com mais quatro candidatos. Na disputa, em que também saiu vitoriosa, seu prato foi composto por selim de carneiro, com vinagrete de feijão verde e farofa de castanha de caju, acompanhado por esferas de cajuína. Além disso, repetiu a sobremesa apresentada na fase final. Localmente, o tema da competição foi “Sabores e encantos do Piauí”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA