Espetáculo do Centro de Dança Ana Unger mescla profissionais e alunos em emocionante apresentação
Edição de 2021 promete ainda mais emoção e homenagens a grandes compositores paraenses
Está chegando mais uma edição do espetáculo “Depois da Chuva”, promovido pelo Centro de Dança Ana Unger e que celebra a história da cidade de Belém, metrópole da Amazônia, desde sua fundação em 1616. O espetáculo será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Theatro da Paz, a partir das 19h e conta com a presença de trinta bailarinos profissionais compartilhando o palco com cerca de 200 alunos do centro de dança.
Segundo a bailarina e empresária, Ana Unger, o espetáculo usa uma linguagem multimídia, com dança, teatro e projeção de cenários virtuais. “Buscamos fazer um recorte histórico e reviver o cenário das lutas travadas entre os índios tupinambás e colonizadores, movimentos populares, cabanagem, fé e religiosidade do povo”, explicou.
O espetáculo faz um passeio pela história, memória e cultura da cidade das mangueiras mostrando as lutas travadas entre índios e colonizadores; os movimentos populares como a cabanagem; a fé e a religiosidade do povo paraense; imigrantes; a Belle Époque. Também homenageia a bailarina Anna Pavlova, russa que se apresentou no Theatro da Paz em 1918, momento de grande efervescência cultural na cidade.
Para este ano, Ana explica que conta com a participação de professores e alunos. “É uma emoção sem igual vivenciar a troca no palco. É uma experiência artística única e valorosa tanto para os nossos profissionais quanto para todos os nossos alunos. O espetáculo homenageia grandes compositores paraenses, como Araújo Pinheiro, Waldemar Henrique, Wilson Fonseca, Carlos Gomes e os atuais Salomão Habib, Pardal, Iva Rothe e Tynnôko Costa. A cenografia digital é um espetáculo à parte assinada por Roberto Eliaquevici e Roberta Carvalho”, destacou a bailaria e organizadora do evento.
“É muito gratificante contribuir na formação de crianças e jovens através da dança, instigando um pensamento crítico, formando cidadãos mais conscientes que valorizam a sua história e reconhecem e enaltecem seus artistas”, destacou a bailarina. Mas não são apenas os profissionais que estão ansiosos pelo espetáculo, a mãe da aluna Bruna Leite, de apenas cinco anos, não esconde a ansiedade por ver a filha se apresentando pela primeira vez no teatro. “Eu sou fã desse espetáculo há muitos anos, sempre assisto todas as edições e esse ano vai ter um gostinho ainda mais especial para mim, ver minha pequena brilhando e feliz não tem preço”, confessou a mãe.
Bruna também fala sobre a alegria de fazer o que gosta. “Eu estou muito ansiosa, eu gosto muito de ir para o balé dançar com as minhas colegas e a professora. Já fiz várias vezes a coreografia em casa e estou pronta para fazer para todo mundo no teatro”, afirmou a pequena Bruna.
A bailaria Bruna Pôjo, destaca que a volta aos palcos é também gratidão pela vida. “Esse retorno para os palcos do teatro é um sentimento de volta ao nosso lar. Dançar no Theatro da Paz é um marco para todos nós que vivemos a dança. E esse tempo que ficamos parados nos mostrou a importância da arte em nossas vidas. O que seria das pessoas no auge da pandemia sem os filmes, as músicas, a dança? Então essa sensibilidade é o que nos torna seres humanos ainda melhores então voltar a se apresentar em um espetáculo tão bonito, rico culturalmente que fala sobre Belém é mais do que um privilégio”, destacou a bailarina.
Os espetáculos autorais, criados e dirigidos por Ana Unger, vem recebendo o reconhecimento da sociedade, e o prestígio do público, formado por amantes da arte da dança e familiares dos alunos. A Cia de Dança esteve presente este ano na programação de reabertura do Theatro da Paz final de agosto com o Ballet de repertório Coppelia. Vale destacar que “Depois da Chuva”, terá um ensaio aberto, para as crianças das escolas públicas municipais com o apoio da Prefeitura de Belém e SEMEC.
A apresentação conta com os bailarinos solistas Tiago Assis (Senhor do Tempo), Bruna Pôjo (A menina), Dayane Dourado (Amanacy), Gilza Miranda (Anna Pavlova), além de Yasmin Souza, Arthur Furtado, Alan Araújo, Paulo Cezár Moraes, Noêmia Tavares e Gabriela Freitas.
Agende-se
Espetáculo “Depois da Chuva” do Centro de Dança Ana Unger
Data: 11 e 12/12
Hora: 19h
Local: Theatro da Paz