Escritora Maria Juliana lança livro infantil “O Tijolo de 4 patas”, inspirado em seu cão
O quarto livro da autora Maria Juliana é o primeiro do gênero infanto-juvenil, após dois romances e livro de crônicas
A escritora paraense Maria Juliana lança neste sábado, 19, a partir das 19h, no salão de festas do edifício Visconde de Pirajá (Travessa Pirajá, 716), o livro infantil “O Tijolo de 4 Patas”, a quarta obra da carreira da autora. Desta vez, a inspiração para a criação do artista foi o seu cão Tijolo, que acabou sendo incluído no título do livro em razão do nome curioso.
VEJA MAIS
"O Tijolo de 4 patas’ é minha quarta obra literária publicada. As duas primeiras "Sol e Lua: era para ser pra sempre", de 2013, e "Nem deu Tempo", de 2017, são romances baseados em fatos verídicos. São lindas e emocionantes histórias de amor. A terceira obra "Lívia: um brinde à infidelidade" de 2021, são oito crônicas intrigantes da vida da personagem, enquanto mulher livre”, recorda a escritora.
Maria Juliana optou por embarcar dessa vez na literatura infantil. De acordo com ela, “com esta fábula, onde a sonhadora Jasmim usa de sua imaginação fértil para realizar seu maior desejo: ter um amiguinho de quatro patas. Essa fábula é garimpada da minha própria vida”, confessa a escritora. “Sou escritora desde criança, sempre tive diários. Escrevia e escrevo até hoje tudo que acontece no dia-a-dia. Tenho no meu computador mais de 50 livros não publicados, inúmeras poesias e muitos pensamentos”, destaca.
Professora de artes nas redes pública e estadual, Maria Juliana conta que não tinha a intenção de ingressar no gênero da literatura infanto-juvenil. No entanto, o fato de ter nomeado o seu animal de estimação de “Tijolo” fez com que a história surgisse. “As pessoas implicavam com esse nome, diziam que era feio, que não combinava com o cachorro. Foi quando, para justificar a escolha, eu criei uma história, escrevi um miniconto e sem pretensão alguma inscrevi em um daqueles concursos da Feira Pan-Amazônica do Livro, e fui premiada. Depois, transformei o miniconto em uma fábula, por insistência minha e de amigos, e agora vou publicá-lo”, explica.
Os quadrinhos de Maurício de Souza, da Turma da Mônica, e de Ziraldo, foram a introdução de Maria Juliana ao mundo das narrativas infantis. Com o encantamento gerado pelas histórias dos personagens coloridos dos autores, e também por meio da literatura da dramaturga Maria Clara Machado, de “Pluft, o Fantasminha”, ela se formou também como narradora. “A grande referência, no entanto, é Monteiro Lobato, que é na verdade o pai da literatura infantil no Brasil. Ele educou gerações das crianças brasileiras que se encantavam com aquelas histórias dele do Sítio do Picapau Amarelo, com aqueles personagens maravilhosos: Dona Benta, Narizinho, Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros”, exalta.
“Eu convido a todos a conhecerem a minha quarta obra literária, o livro ‘Tijolo de quatro patas’, que é uma linda história, intrigante, que possui uma mensagem positiva de perseverança para todos. Será no próximo sábado, dia 19, às 19h, no condomínio do edifício Visconde de Pirajá, onde moro”, conclui a escritora.