Escritor e professor universitário lança livro didático sobre a linguagem cinematográfica
Jorge Moraes apresenta grandes lições da sétima arte de forma simples na obra "Cine Qua Non"
Democratizar e tornar a linguagem do cinema mais acessível é uma das principais missões do escritor e professor universitário Jorge Moraes, que lança nesta sexta-feira (16), o livro "Cine Qua Non", uma abordagem didática para os jovens sobre a linguagem cinematográfica. O lançamento será às 18h, no Hotel Beira Rio, em Belém.
Segundo o escritor, “meu objetivo é atingir um público jovem e não especializado na linguagem do cinema, o livro preenche uma lacuna porque tem a intenção de ser didático em relação as tecnologias da sétima arte. O cinema como indústria proporciona uma série de implicações a respeito de mudanças sociais e políticas. Achei necessário sistematizar todas as informações que eu adquirir ao longo da minha vida e transformar de forma didática para este livro, com uma linguagem simples para que as pessoas possam assimilar o conhecimento da melhor forma possível”, explicou.
Jorge ressalta ainda que o maior objetivo é motivar as pessoas para que tenham esse grande amor pelo cinema e que consigam entender a linguagem e todas as suas facetas. “Realizei alguns cursos sobre linguagem e técnica cinematográfica e passei a estudar cinema lendo dezenas de livros e assistindo muitos filmes após a minha aposentadoria como professor universitário. Ainda não me considero um crítico de cinema, mas um cinéfilo apaixonado pela sétima arte. Como eu disse, o livro tem como objetivo fornecer de forma didática e com uma linguagem coloquial informações básicas sobre a história do cinema, o desenvolvimento de sua linguagem e sua importância no contexto da cultura desde a revolução industrial, fruto de uma longa história como cinéfilo e educador na Universidade Federal do Pará (UFPA), local aonde atuei por mais de trinta anos após a aposentadoria”, destacou.
Jorge Moraes é paraense, graduado em psicologia pela UFPA, com mestrado e doutorado. Professor aposentado, atualmente o escritor faz parte do grupo “Escritores da Praia”, da Ilha de Mosqueiro, onde realiza atividades sociais e culturais para a comunidade. Tem uma ligação histórica com o cinema por ser frequentador de cine clubes e ter realizado vários cursos sobre linguagem do cinema e ser autodidata em história do cinema mundial, brasileiro e latino americano.
Agende-se
Lançamento do livro "Cine Qua Non"
Data: 16/09
Hora: 18h
Local: Hotel Beira Rio (Avenida Bernardo Sayão, 4804)
Informações: (91) 98067-4042
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA