Escola de Samba da Matinha relembra os 40 anos de história na Avenida
Agremiação do bairro de Fátima será a última a se apresentar ao público no dia 15
Com o enredo "Horizonte de Esmeraldas no Voo e no Canto da Coruja Pelos Diferentes na Escola das Diferenças", a escola de samba da Matinha, do bairro de Fátima, promete levar uma forte reflexão ao público que irá lhe assistir na passarela do samba e superar, assim, as expectativas da torcida. A escola será a última agremiação do Grupo 1 a entrar na avenida, no dia 15, durante o Desfile Oficial de Carnaval 2020, da Prefeitura Municipal de Belém, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira.
O presidente da escola de samba da Matinha, Rodolfo Trindade, disse que os integrantes estão se preparando para ser a última agremiação a se apresentar e para que seja um espetáculo grandioso a passagem da escola. "Vamos com garra para a avenida, por conta desse enredo maravilhoso. Abraçar essa causa e falar de pessoas que, muitas das vezes, são esquecidas, está sendo uma experiência muito gratificante para a Matinha. Todos estão aprendendo bastante como desenvolvimento do enredo, o que está sendo empolgante. Tenho certeza que a escola vai emocionar na avenida, do início ao fim", destacou o presidente.
Rodolfo também adianta que a Matinha levará surpresas para a avenida. "A escola vem cheia de inovações, coreografias muito ousadas e muitas cores. Podemos esperar superação da escola, assim como fala o enredo", detalhou, sem entregar nada sobre a apresentação.
O enredo “Horizontes de Esmeraldas no Voo e o Canto da Coruja Pelos Diferentes na Escola das Diferenças” conta parte da trajetória da escola de samba da Matinha, nesses 40 anos, com desfiles memoráveis e as pessoas que marcaram a história, pelos seus desempenhos junto à escola. O enredo também fará menção às ações de inclusão social.
Ao se associar os 40 anos de história da escola, ao Horizonte de Esmeralda, que é uma analogia a Bodas de Esmeraldas, que são os 40 anos que a escola vai completar, e, assim, a escola fará a coruja, símbolo da agremiação, alçar voos em busca da consciência e do respeito, com base no conceito de inclusão dos diferentes.
O mestre de bateria, Binho Setúbal, de 36 anos, um dos mais novos à frente de uma bateria de escola de samba em Belém, fala sobre a responsabilidade de conduzir 200 ritmistas. "Eu considero uma responsabilidade tremenda. Sou tão novo frente a mestres de outras escolas, e considero isso uma honra. Para mim, ser mestre de bateria sempre foi um sonho, por eu ser cria da escola da Matinha e por fazer parte da comunidade, desde os meus dois anos de idade. Aprendi tudo aqui. O meu avô foi mestre de bateria da escola e agora estar à frente dela é um grande orgulho, uma verdadeira conquista para mim", falou.
Os desfiles das Escolas de Samba de Belém 2020, na Aldeia Amazônica, serão realizados nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. No dia 14, será o desfile do Segundo Grupo das Escolas de Samba; no dia 15, do Primeiro Grupo (Especial); e no dia 16, do Terceiro Grupo. Nos distritos de Belém haverá concurso de escolas de samba e blocos, sendo no dia 24, em Icoaraci; e no dia 25, em Outeiro.