Erika Januza apresenta programa inédito sobre rainhas de bateria na próxima sexta (14), no GNT

A apresentadora irá acompanhar o dia a dia durante a preparação para os desfiles das escolas de samba

Gustavo Vilhena*
fonte

A partir desta sexta-feira (14), Erika Januza irá comandar um programa cheio de purpurina, glamour, holofotes e de muito samba no pé no canal GNT. “Rainhas Além da Avenida” estreia às 21h e conta com a rainha de bateria da Unidos do Viradouro para mostrar os meses das rotinas das rainhas do grupo especial do Carnaval do Rio, revelando os desafios, as emoções e as dificuldades das majestades do samba carioca. Serão quatro episódios que irão acompanhar as rainhas de bateria de grandes escolas de samba.

VEJA MAIS

image Samba-enredo da Grande Rio está entre os mais ouvidos no Spotify
Com 770 mil plays, o samba-enredo da escola de Duque de Caxias é o terceiro mais ouvido do Sambas de Enredo Rio Carnaval 2025, atrás apenas de Viradouro e Salgueiro

image Vestida com patuás, Viviane Araújo ensaia na chuva com a Mancha Verde em São Paulo; imagens
A rainha da bateria estava acompanhada do marido.

image Carnaval: destinos mais procurados incluem Vigia, Curuçá e Cametá, e gastos podem chegar a R$ 1.500
Custos incluem transporte, alimentação, hospedagem e lazer. Em algumas cidades, os leitos devem esgotar até a festa.

Rainhas Além da Avenida

As rainhas de Beija Flor, Mangueira, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Unidos de Padre Miguel, Portela e Viradouro, irão mostrar as suas rotinas familiares, pessoais e profissionais até o momento tão esperado de desfilar na avenida. O público terá a oportunidade de mergulhar na rotina de cada rainha nos ensaios de rua e de quadra, na escolha dos figurinos e a relação delas com as suas comunidades. Além disso, Erika irá mostrar a herança da ancestralidade do Carnaval nos quatro episódios.

“Essa vivência do Carnaval me abriu os olhos para um mundo muito particular, que faz a engrenagem funcionar e permite que a magia aconteça nos dias de desfile: uma comunidade apaixonada, envolvida, profissionais excelentes e a necessidade de uma boa gestão. Muito disso só vê quem está ali no dia a dia das escolas. Esse programa se propõe a levar o público a um mergulho no que acontece nos outros dias da vida das rainhas. As histórias de cada uma delas vão surpreender e espero que se conectem com os espectadores - amantes ou não do Carnaval.”, destaca Erika Januza.

“Rainhas Além da Avenida” se propõe a contar de maneira profunda as histórias das mulheres e a forte conexão delas com a comunidade, sendo as que cresceram no mundo do samba ou as celebridades que se apaixonaram pelo universo das agremiações. Lorena Raíssa, Mayara Lima, Fabíola de Andrade, Lexa, Viviane Araújo, Andressa Marinho, Paolla Oliveira, Evelyn Bastos, Bianca Monteiro, Maria Mariá e Sabrina Sato, são as rainhas que serão acompanhadas de perto por Erika.

Cocriador do projeto, Vitor Carpe, revelou como surgiu a ideia para a série: “Quando Erika foi convidada para ser Rainha de Bateria da Unidos do Viradouro, ficamos extremamente felizes, e, desde o primeiro segundo, pensando em honrar o legado das mulheres que a antecederam. Eu disse a ela que o mundo precisava enxergar esse lado B do reinado, o quanto essas mulheres são fortes, dedicadas. As pessoas não têm ideia do quanto essas mulheres se entregam mesmo que minutos antes das apresentações a vida delas esteja com outros conflitos, dilemas, questões, limitações. E foi em busca de deixar essas respostas mais claras que “Rainhas Além da Avenida” foi pensado com muito carinho.”.

José Júnior, showrunner do projeto, falou sobre a importância da nova atração e o seu retorno a TV paga: “Eu estou muito feliz com “Rainhas Além da Avenida” porque, de alguma forma, é a volta da AfroReggae ao audiovisual e até a minha volta também para a TV Paga. Eu, durante muitos anos, fiz projetos para o Multishow, GNT, Canal Brasil, para Modo Viagem, e voltar com uma apresentadora negra, falando de uma tema tão importante que são as rainhas de Carnaval e trazendo de alguma forma a cultura afrobrasileira e todo o seu potencial de entretenimento e social, me deixa muito feliz. Eu estou muito orgulhoso de ser o produtor deste projeto.”.

Além de todo o glamour, a série busca focar e ampliar as histórias de cada mulher que lideram com paixão as suas carreiras, brilhos na avenida e suas vidas pessoais. “O público vai conhecer um outro lado das rainhas de bateria, mergulhando em sonhos, dificuldades, vitórias e sofrimentos de famosas e meninas que cresceram nas comunidades e se dedicam a uma verdadeira maratona para entregar o seu melhor no dia do desfile, como a festa merece. É uma atração que vai entreter e contar essas histórias de ancestralidade e valorização feminina que essas mulheres representam” comenta Patrícia Koslinski, Head de Conteúdo de Variedades da Globo.

Sobre ter uma visibilidade maior na TV, apesar das mulheres negras serem colocadas como símbolos ou estereotipadas, Erika Januza diz que tudo é mais difícil quando se é uma mulher negra e revelou que já chorou bastante ao assistir os episódios. “Eu sei o quanto a mulher negra é invisibilizada, desde quando ela nasce, desde de criança. Tudo é mais difícil, ela não é mais bonita, ela não é a mais bem vestida, ela não é a que tem protagonismo, às vezes, nem na sua própria história, nem na sua própria vida. Porque o samba era marginalizado e hoje o samba é ovacionado. E a nossa festa é uma das maiores do mundo.”, finalizou Erika

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA