MENU

BUSCA

Encontro de Flauta Doce é promovido pela Fundação Carlos Gomes em Belém

Oficinas e masterclass farão parte da programação do evento

Thainá Dias

Pela primeira vez, a Fundação Carlos Gomes, com apoio do Governo do Estado realizará um Encontro A programação é gratuita e irá ocorrer no período de 6 a 8 de abril, na sede do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém com a realização de oficinas e masterclass, com cada atividade destinada a um público específico.

Segundo o professor do IFCG e organizador do evento, Acácio Cardoso, “a flauta doce é um instrumento muito utilizado na educação musical de crianças, porque é um instrumento fácil de carregar, bem mais acessível financeiramente. Porém, ela é mais do que isso. É um instrumento de concerto, mas que pode ser utilizada na música contemporânea. Então esse encontro será muito importante porque mostra todo o universo que a flauta doce pode abranger. Para isso, teremos várias oficinas para que os alunos possam se reunir e tocar todos os tipos de repertório’, explicou.

A flauta doce é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Para o professor, a importância da programação está justamente na dicotomia do instrumento. “A programação toda se baseia na dicotomia da flauta doce, onde ela pode ser tanto um instrumento de educação mas de amplas possibilidades na música”, ressaltou.

A oficina "Prática de Grupos de Flauta Doce", ministrada pela professora Walkiria Morato, será voltada para alunos do IECG, e pautará o desenvolvimento técnico e a troca de experiências entre iniciantes no instrumento (crianças e adolescentes). Duas turmas serão abertas, uma pela manhã, outra pela tarde e as aulas ocorrerão nos três dias de evento.

Já a oficina "Caminhos Didáticos da Flauta Doce", ofertada pela professora Lúcia Becker Carpena, apresentará métodos de ensino atuais a professores do instrumento e alunos de licenciatura, além de proporcionar debates e informações sobre o fazer musical. A turma terá aulas nos três dias de programação, no turno da tarde.

Vale destacar que recitais fecharão a jornada ao final de cada dia, às 18h30, na sala Ettore Bosio, com participação de professores convidados e da casa, além de alunos participantes do Encontro.

 

Agende-se

I Encontro de Flauta Doce IECG

Data: 06 a 08/04

Local: Instituto Estadual Carlos Gomes (Avenida Gentil Bittencourt, 977)

Mais informações: (91) 3201-9450

 


Programação:

06/04 (quarta-feira)

Hora: 17h30

Local: Sala Ettore Bosio (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré)

Abertura Encontro Flautas Doces da Amazônia 

Solistas: Acácio Cardoso, José Pedro Martins, Lucia Carpena (RS) e Walkiria Morato (RS)

 

07/04 (quinta-feira)

Hora: 18h30

Local: Sala Ettore Bosio  (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré)

Grupo Flautas Doces da Amazônia

Solistas: Acácio Cardoso, José Pedro Martins

Participação especial: Rodolfo Santana (piano)

 

08/04 (sexta-feira)

Hora: 18h30

Local: Sala Ettore Bosio (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré)

Concerto dos Alunos Participantes das Oficinas

Cultura