Em Travessia, Chiara pode ter depressão pós-parto; saiba quais são os sintomas
Último episódio da novela vai ao ar nesta sexta-feira (05), e marca final de Chiara e seu bebê
No último episódio de ‘Travessia’, novela da Globo exibida nesta sexta-feira (05), Chiara, personagem interpretada por Jade Picon deve apresentar sinais de depressão pós-parto ao tapar os ouvidos para não ouvir o bebê, e até rejeitar segurar a criança após pedido do médico. Esses entre outros são alguns dos comportamentos que a filha de Guerra (Humberto Martins) viverá na trama.
VEJA MAIS
A depressão pós-parto é sentida de formas diferentes por cada pessoa, assim como a gestação e o parto, e é normal que algumas pessoas fiquem cansadas, deprimidas e irritadas. Segundo o Ministério da Saúde, é considerado depressão se os sintomas permanecerem quatro semanas após o parto do bebê.
Diferente do baby blues, período temporário de maior sensibilidade, fragilidade emocional e irritabilidade que passa em algumas semanas, a depressão pós-parto persiste e até se agrava,necessitando de tratamento e acompanhamento psicológico.
Quais são os sintomas da depressão pós-parto?
Antes de identificar a doença, é fundamental estar atento aos sintomas, intensidades e tempo que estão ocorrendo. O diagnóstico clínico deve ser dado por um profissional de saúde adequado, que irá receitar o tratamento para o paciente e realizar o acompanhamento; confira os sintomas
- Perda de interesse ou prazer em atividades diárias, coisas ou pessoas que gostava.
- Insônia.
- Cansaço extremo.
- Vontade de fazer mal ao bebê ou a si mesma.
- Inquietação e indisposição constante.
- Pensamento na morte ou suicídio.
- Ansiedade.
- Sentimento de culpa ou indignação.
Depressão pós-parto tem cura?
Com o tratamento e acompanhamento correto, sim. Cada paciente recebe um tratamento individual, seja com medicamentos antidepressivos, psicoterapia, grupo de apoio e entre outras alternativas.
(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA