MENU

BUSCA

Documentário 'Ocara-Açu' estreia nesta segunda-feira (17) em Santarém; veja mais

O projeto conta a história da Praça Rodrigues dos Santos e promove a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da praça santarena dentro de um contexto histórico e urbano

Gustavo Vilhena*

O lançamento do média-metragem “Ocara-Açu”, dirigido pelo Padre Sidney Canto, será nesta segunda-feira (17) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), às 19h. Em 35 minutos, o documentário conta a história da Praça Rodrigues dos Santos e destaca as transformações desse patrimônio histórico cultural, além de promover a conscientização da população sobre a importância de preservar o espaço da praça. O projeto foi selecionado no Edital de Chamamento Público N° 003/2023 - SEMC - Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo.

VEJA MAIS

Gaby Amarantos e Zaynara celebram a força feminina da Amazônia com “Mulher da Amazônia”
Em nova parceria, as artistas destacam a união e potência das mulheres da região, em um lançamento que coincide com o aumento da visibilidade da cultura paraense durante a COP30

Grande Rio anuncia ingressos gratuitos para paraenses assistirem desfile na Sapucaí; entenda
Os paraenses que residem no Rio de Janeiro poderão se cadastrar para garantir seu ingresso

João Gomes e Ary Mirelle anunciam gravidez do segundo filho; veja
Casal fez ainda um vídeo revelação sobre o sexo do bebê.

Por se tratar de um documentário histórico, a utilização da Inteligência Artificial (IA) se fez necessária para apresentar o acervo fotográfico e destacar os elementos, os detalhes e manter a qualidade na produção. “Nosso trabalho também incluiu uma análise de todo o material histórico. Para garantir uma experiência melhor para quem vai assistir, usamos a tecnologia a nosso favor. Além disso, a equipe de filmagem fez imagens em 4K das cerâmicas da coleção Ubirajara Bentes de Souza, do Centro Cultural João Fona, e do acervo do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju, da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ah, e não podemos esquecer que a trilha sonora foi feita especialmente para o projeto do Maestro Anderson Dourado”, explicou o diretor do documentário, Padre Sidney Canto.


Adrio Denner, Diretor de Fotografia e Arte de “Ocara-Açu”, explicou como a utilização da Inteligência Artificial ajudou a criar um cenário mais vivo dentro do documentário. “Usamos uns ‘presents’ de IA com uma contagem de tempo e uma borda com distorção. Dessa forma a gente trouxe mais vida para o recorte fotográfico. Então a gente consegue trazer uma movimentação da imagem, que fica como se fosse um plano de fundo. Sendo assim, a gente conseguiu ter um material que, mesmo que seja antigo, traz a sensação de ser algo mais moderno devido a utilização dos efeitos que remetem ao passado”.

Inicialmente, o projeto seria um curta-metragem, porém, por conta dos depoimentos enriquecedores de cada interlocutor como: a arqueóloga Camila Pereira Jácome, a historiadora Terezinha Amorim, a representante do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns Graça Tapajós, o escritor e pesquisador Renato Sussuarana e o pesquisador e historiador Padre Sidney Canto, “Ocara-Açu” foi transformado em média-metragem. “Esse lugar é um dos marcos mais importantes da história da nossa região e, eu diria, da Amazônia como um todo. Já era habitado há pelo menos dez mil anos, carregando nossa memória ancestral, que foi se transformando com o passar do tempo e a urbanização", destaca o produtor executivo, roteirista e também diretor, Fábio Barbosa.

De acordo com Fábio, a ideia de produzir o documentário foi uma proposta do Padre Sidney, que é diretor ao seu lado, com o intuito de preservar e valorizar a memória da Praça Valdomiro Rodrigues dos Santos. “A ideia surgiu da inquietação de valorizar a cultura e a memória desse local. ‘Ocara-Açu’ quer dizer ‘Terreiro Grande’ que é uma denominação feita pelos indígenas Tapajós, que aqui viviam antes da chegada dos invasores na Amazônia. Dessa forma, a gente resolveu fazer um documentário não só falando das problemáticas e do abandono que ela passa hoje, mas exaltando a sua história e a sua tradição linkada com a memória da cidade”, explica Fábio Barbosa. A estreia de “Ocara-Açu” será às 19h desta segunda-feira na sessão comercial do Auditório Mário Mendes, no centro de Santarém. Segundo o diretor Fábio, o média-metragem estará disponível no YouTube a partir das 21h ainda nesta segunda (17).

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

 

Cultura