MENU

BUSCA

Dia Mundial do Teatro é comemorado em Belém e no Marajó

Na capital, a programação vai ocorrer em vários pontos da cidade, como no Anfiteatro do Parque da Residência e no Porto Futuro.

Alexandra Cavalcanti

Neste domingo (27) é comemorado o Dia Mundial do Teatro. Em várias partes do país, ele será celebrado com espetáculos teatrais, encontros e eventos que têm o objetivo de reforçar a importância dessa arte. A data foi criada em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em Belém, as comemorações serão marcadas por apresentações teatrais em vários espaços da cidade.
 
VEJA MAIS
 
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove um circuito de espetáculos infantis aberta ao público no horário das 10h às 11h, no Anfiteatro do Parque da Residência; Estação Cultural de Icoaraci; UsiPaz Cabanagem; UsiPaz Icuí-Guajará; UsiPaz Nova União, em Marituba; e no Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari; e das 17h às 18h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro.
 
O diretor de Teatro da Secult, Adriano Barros, explica que a programação é resultado de uma reivindicação conjunta, que irá se desdobrar em um projeto maior. “O Festival de Teatro Infantil deverá ocorrer o ano inteiro, a partir do ano que vem. Esse é um pedido das comunidades também para este momento, dos grupos e dos artistas, que têm sua sede nos bairros onde estão localizadas as usinas. Dessa forma, estamos proporcionando a comunidade que possa encontrar seus artistas e que o diálogo seja mais fluente entre eles”, destacou.
 
Dentro dessa programação, o Anfiteatro do Parque da Residência vai receber o espetáculo "A Matinta Desencantada", baseado no livro "As viagens de Zé Mururé", de Adriana Cruz e organização de Cincinato Jr., que fala das emoções trazidas pelas antigas histórias contadas pelas famílias amazônidas. Já na Estação Cultural de Icoaraci, as comemorações ficarão a cargo da apresentação do grupo Girândola de Contadores com o espetáculo "Contando e cantando histórias", narrativas retiradas dos discos coloridos de antigamente e transmitidas pela oralidade, com magia e muita imaginação.
 
Na UsiPaz da Cabanagem, será apresentado espetáculo de marionetes "O jardim de Alice", do grupo Camapu enquanto na UsiPaz do Icuí, o público vai poder prestigiar a apresentação de "Um olhar para o amanhã", da Ribalta Companhia de Dança. Na UsiPaz de Marituba o grupo "Sorteio de contos", que vai sortear duas ou três de cinco cartas, cada uma contendo uma história diferente para contar.
 
No Porto Futuro, das 17h às 18h, o grupo Cajun apresenta "Escola para passarinhos", espetáculo criado a partir do livro "Meu pai sabe voar", de Daniela Pinotti e Marcelo Maluf, que conta a história do menino Júlio e seu pai e a forte amizade entre eles.
 
A escolha da programação, segundo Adriano, vai ao encontro do que busca a gestão atual da diretoria de teatro da Secult que é cada vez mais tornar o teatro uma ferramenta importante de pensamento crítico e de mobilização social. Por isso, desde 2019, procuramos aproveitar a data comemorada internacionalmente para propor encontros entre os fazedores e fazedoras e seu público. Antes nesta data, realizavamos a Mostra de Teatro Nilza Maria (que passou para setembro, no dia nacional do teatro). Este ano, tratamos de atender outra demanda do movimento, a de chegar nos bairros mais distantes do centro. Aproveitamos as estruturas das Usinas da Paz, onde agora há teatros, e levaremos teatro infantil para a comunidade”, afirma.
 
 Agende-se:
Programação infantil - Dia Mundial do Teatro: neste domingo (27), às 10h: Anfiteatro do Parque da Residência; Estação Cultural de Icoaraci; UsiPaz da Cabanagem; UsiPaz do Icuí; UsiPaz de Marituba; e Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari e às 17h no Parque Urbano Belém Porto Futuro. Entrada gratuita.

Cultura