MENU

BUSCA

Curta 'Num Mar de Canções' resgata composições inéditas e história de luta do Mestre Lázaro

Com 10 minutos de duração, curta-metragem já está disponível no YouTube e terá exibição presencial em maio

Amanda Martins

O documentário musical Num Mar de Canções”, lançado no canal Filme do B no YouTube na última quinta-feira (03/04), mergulha na trajetória de vida e musicalidade do Mestre Lázaro, morador da Vila dos Pescadores, localizada na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, na Praia de Ajuruteua, em Bragança, no Pará. A obra parte da máxima ensinada por seu pai sobre ‘aprender de tudo, para viver do que quiser’, e traça um retrato do artista, pescador, carpinteiro, compositor e líder comunitário da região.

Assista:


VEJA MAIS

O roteirista e diretor de fotografia destaca que o recorte escolhido para o filme tem como base a lição deixada pelo pai do Mestre Lázaro, que inspirou a música homônima. Além disso, o curta traz elementos da atuação do artista na comunidade e na valorização do Carimbó, patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

“Devido à minutagem do filme, tivemos que fazer escolhas difíceis, especialmente na montagem, por conta da trajetória incrível que ele tem”, observa.

Ele ainda revelou que a equipe já trabalha em uma série musical em fase de captação, intitulada “Mestre dos Mares”.

O envolvimento de San Marcelo com o Mestre Lázaro começou ainda na produção do videoclipe da canção “Colhereira", parte do projeto “Amazônia Tan Tan”, liderado por Almirzinho Gabriel. Desde então, a parceria entre os dois já rendeu outros videoclipes e até um pocket show gravado na vila.

“Dirigir e atuar não foi difícil com o carisma e personalidade do artista”, comenta Marcelo, acrescentando que sua direção fotográfica buscou apenas acompanhar o fluxo natural do cotidiano do Mestre. “Deixei o próprio mestre levar, como o mar leva, a câmera para dentro do seu ambiente”, complementou. 

A condução da entrevista ficou a cargo do assistente de direção e também roteirista Cláudio Trindade. Raissa Reis, produtora do mestre desde o videoclipe O desejo do guará, segue à frente das produções atuais. A trilha sonora e a produção musical do documentário ficaram sob responsabilidade de Almirzinho Gabriel, com áudio e trilha sonora de Renan Marcell, mixagem e masterização de Thiago Albuquerque.

A canção que abre o documentário, “As Coisas Boas da vida", é uma composição de Mestre Lázaro em parceria com Almirzinho, que também assina os arranjos da faixa. A produção conta ainda com acessibilidade coordenada por Marta Moura, garantindo a inclusão de diferentes públicos ao conteúdo do filme.

Cultura