Animazon no Taikai promove celebração da cultura pop japonesa na região Norte
Realizado há 16 anos, evento conta com concursos artísticos, gincana, exposições e presença de artistas
O Animazon no Taikai promove mais uma vez uma grande celebração da cultura pop japonesa na região Norte do país. O evento, que completa 16 anos de realização em 2019, conta com diversas atrações, como concursos artísticos, gincanas, venda de produtos e exposições. Além disso, terá também presença de celebridades nacionais e, pela primeira vez, a presença de um artista de fora do Brasil. Neste ano, o evento retorna às suas raízes na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCP), o Centur, local que recebeu a primeira edição do evento, em 2003. A programação será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro.
Coordenadora da programação, Tânia Raiol explica que neste ano o Animazon recebe a seletiva da região Norte do WCS (World Cosplay Summit), um dos mais famosos campeonatos mundiais de cosplay (palavra que surgiu da união das expressões em inglês costume (fantasia) + play (brincar) e que explica a atividade que consiste em se vestir à caráter de um personagem da cultura nerd. "Esse ano temos o concurso internacional de Cosplay, o WCS, com a etapa Norte. O vencedor dessa etapa vai para a Nacional, em São Paulo, com tudo pago. E se ganhar a etapa nacional, vai pro Japão concorrer a etapa mundial", detalha.
Para mediar e organizar o WCS Norte, foi escolhido um dos nomes mais representativos do cosplay nacional: o tetra-campeão mundial Maurício Somenzari, que soma uma experiência de caracterização fiel dos personagens há 17 anos. Ao lado da irmã Mônica Somenzari, que também é cosplayer, o paulista foi responsável por levar o Brasil a ganhar as seletivas mundiais do WCS em 2006, quando a dupla fez a caracterização dos personagens Rosiel e Alexiel do anime Angel Sanctuary.
Pelo segundo ano, o espaço conta ainda com a área "Artists' Alley", reservado para que artistas independentes da região possam expor seus trabalhos ao público, por meio de desenhos em quadrinhos e ilustrações, que estarão disponíveis para venda. Neste espaço, uma das atrações é o cearense Ricardo Lira, ilustrador que tem referências como Pokémon e Harry Potter.
Evento traz Kohei Ashiya ao Brasil pela primeira vez
Entre as atrações previstas para o Animazon no Taikai, uma das mais esperadas por quem participa do evento é ver de perto artistas representativos para os amantes da cultura pop japonesa. Coordenadora do evento, Tânia Raiol explica que os convidados são escolhidos levando em consideração o pedido do público e também a relevância para a temática do evento.
Neste ano, o destaque fica por conta da presença Kohei Ashiya, que vem pela primeira vez à América do Sul. Ele é diretor da aclamada animação japonesa "Jojo's Bizarre Adventures", e também é conhecido pelas animações "Dr. Stone", "Ghost In The Shell", "Mob Psycho" e "Lupin The Third".
Outra convidada é a atriz, cosplayer, apresentadora e podcaster Moo-chan, que comanda o programa Bunka Pop, especializado em animes e cultura pop japonesa. Ela também é cosplayer e participa do podcast Otaminas, site especializado em cultura Otaku, para fãs de animes e mangás.
O ator, comediante, roteirista, músico, apresentador e cartunista brasileiro Daniel Furlan também foi convidado para participar da programação. O artista é conhecido principalmente por fazer o papel de Renanzinho do programa Choque de Cultura. Além disso, ele também é dublador e um dos roteiristas da animação brasileira Irmão do Jorel, um dos grandes sucessos do Cartoon Network.
Segundo Raiol, a programação surgiu com um grupo de amigos que se reunia para assistir animes e mangás. Na época, a dificuldade de ter acesso a itens da cultura oriental e participar de eventos do tipo foi o principal encorajador da ideia. "Era difícil conseguir acesso a esses materiais, por isso nos uníamos e comprávamos fitas VHS pra conseguir assistir. Em 2003, a internet não era como hoje. Então a realização do evento veio da ideia de participar de um. Um membro, da época, visitou um evento de São Paulo e trouxe a ideia. Um ano depois realizamos o primeiro Animazon no Taikai, no Centur", lembra.
A programação vai contar ainda com um torneio de K-Pop com disputas nas categorias solo e grupos das coreografias do gênero sul-coreano que mescla rap, hip-hop e música pop. O evento vai ter ainda a competição do Miss Kawaii Pará, em parceria com o Consulado do Japão em Belém. A disputa vai contar com a presença da influenciadora de moda Lolita, Ana Carolina. Para completar a programação, haverá show musical da banda paraense Rasengan, que faz um som metalcore inspirado nas trilhas musicais de animes, e a apresentação da DJ estreante Saxxa.
Agende-se
Animazon no Taikai
Dias 7 e 8 de dezembro, das 9h às 21h
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Av. Gentil Bitencourt, 650)
Ingressos: escola particular na Travessa Castelo Branco, 1371, na loja Kawaii Club, localizada na Rua dos Mundurucus, 1338, loja 02 e online no site do Sympla.