MENU

BUSCA

Cultura: Espaços históricos de Belém passam por reformas

Teatro Margarida Schivasappa, Cine Líbero Luxardo e Theatro da Paz são alguns dos exemplos desses espaços que ganharam um toque especial

Thainá Dias

Os investimentos em espaços culturais podem garantir a preservação da memória, da arquitetura e da produção artística de uma cidade. Na capital paraense, as obras de modernização no Teatro Margarida Schivasappa, Cine Líbero Luxardo e Theatro da Paz são alguns dos exemplos desses investimentos que podem gerar ainda mais interesse e riqueza cultural para a população.

VEJA MAIS

Amazônia Jazz Band e convidados realizam homenagem a Paulo André Barata no Theatro da Paz
O concerto foi idealizado por Ursula Vidal, que convidou Tito Barata para fazer a direção artística

Secretária de Cultura fala sobre como transformou Feira do Livro em um espaço de múltiplas vozes
Ursula Vidal implementou em sua gestão uma maior valorização das tradições orais no Estado

Ursula Vidal e Arnaldo Jordy vão compor equipe de transição do governo Lula
Ela vai integrar o GT de Cultura e ele atuará no GT do Meio Ambiente

Segundo a titular da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Úrsula Vidal, o carinho, o cuidado e o investimento permanente no patrimônio arquitetônico estão diretamente ligados à política do governo de fomento das artes. “Quando os espaços são reconstruídos e restaurados, ganhamos uma dinâmica viva de ocupação, com diferentes eventos e parceiros, movimentando teatros, museus, memoriais, parques e centros culturais”, explicou a secretária.

Teatro Margarida Schivasappa

Em dezembro de 2023, o Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém foi reaberto ao público, após um ano de obras de modernização e acessibilidade.  Situado no prédio que abriga a sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), o teatro, que já completou 36 anos, atua na promoção de projetos de incentivo à cultura, com pautas gratuitas para músicos, atores e bailarinos paraenses.

O Teatro passou por amplo e moderno processo de renovação. Pisos em madeira deram lugar ao porcelanato; camarins foram reestruturados; banheiros ganharam novos revestimentos e louças, e as poltronas são mais confortáveis. Também houve obras no hall, sala de ensaio, sala da bilheteria e sala vip; troca do piso da sala de espetáculo para vinílico; troca das instalações elétricas da sonorização e iluminação, e instalação de revestimento acústico, além da instalação de nova porta acústica na área dos técnicos de iluminação e sonorização.

Cine Líbero Luxardo

O Cine Líbero Luxardo é um dos espaços públicos no Estado dedicado a exibição de filmes, sobretudo, produzidos por artistas independentes do Brasil e exterior e que, geralmente, não encontram espaço nos circuitos comerciais. Em novembro de 2023, o espaço foi reaberto, após um período de obras de adequação e modernização. 

Segundo o jornalista e documentarista Felipe Cortez, frequentador assíduo do espaço, ele possibilita o encontro de diferentes gerações de cinéfilos que se encontram semanalmente nas sessões da sala mais charmosa da cidade. “Então, se tem um espaço para mim que demonstra o amor de Belém pelo cinema, que tem uma importância muito grande para a cultura paraense é Líbero Luxardo”, contou.

A nova sala Cine Líbero Luxardo conta com novo tratamento acústico, nova iluminação na sala e corredores, novos pisos e pintura. A sala de exibição agora possui 102 assentos, incluindo dois destinados a Pessoas com Deficiência (PcD). A bilheteria digital, solicitação frequente do público do espaço, também foi implementada e estará disponível desde a reabertura. A obra iniciou em 19 de janeiro de 2023 e durou 10 meses. 

Theatro da Paz

Além da história, dos grandes eventos musicais e apresentações regionais, nacionais e internacionais já recebidos pelo Theatro da Paz, as exposições, cursos, o Café da paz e as visitas guiadas colocam o espaço na rota turística paraense. Em 2021, o Theatro foi entregue à população pelo Governo do Estado, após obras de renovação, com investimento de R$4,5 milhões.

 

 

Cultura