MENU

BUSCA

Cortejo Cultural do 'Boi da Terra' toma as ruas do bairro da Terra Firme em Belém

Manifestação cultural visa transformar vidas dos moradores do bairro por meio da arte e da cultura

Thainá Dias

Levar alegria e transformação para os moradores da Terra Firme por meio da arte é uma das principais missões do “Boi da Terra”, movimento cultural que nasceu em 2007 a partir da união dos moradores do bairro. O cortejo cultural promovido pelo Boi será realizado neste domingo (26), a partir das 15h30, e terá concentração na esquina das passagens Nossa Senhora das Graças e Comissário.

Segundo um dos integrantes do Batalhão, que está no “Boi da Terra” desde a fundação, Ildo Terra, “em setembro de 2007, um grupo de moradores do bairro da Terra Firme, apaixonado pela cultura, se uniu e decidiu formar um grupo de Boi Bumbá, que foi batizado de ‘Boi da Terra’ com o intuito de fazer cultura e promover arrastões culturais pelas ruas do nosso bairro, para envolver toda a comunidade, levando alegria, além de contribuir e lutar pelas transformações sociais. "O sonho é sempre agregar as pessoas em prol da arte”, afirmou.

VEJA MAIS 

Arraial do Pavulagem transforma 'Arrastão' em show
O tradicional evento de Círio ganha formato híbrido, este ano, com público presencial reduzido e transmissão on-line.

Chapéu do Arraial do Pavulagem: veja o significado do acessório
Batalhão da Estrela leva cores flutuantes pelas ruas de Belém.

Levantamento dos mastros marca a abertura dos Arrastões do Pavulagem
Os mastros de São João menino foram fixados na Praça dos Estivadores, em Belém

A integrante Jeniffer Terra, enfatiza que o sentimento de voltar às ruas após essa pausa é de alegria, gratidão, um sentimento de poder voltar a sorrir em paz. "Que sejamos os protagonistas do novo tempo. Nosso público pode esperar alegria, transformação no cenário que estamos atravessando. Após momentos tão difíceis da pandemia, é muito bom poder estar de volta. O desafio principal é mobilizar cada vez mais os moradores para que possamos mudar a realidade que nós vivemos através da arte e da cultura”, concluiu.

O bairro da Terra Firme prioriza a cultura e a coletividade e é isso que o cortejo buscar enfatizar, justamente para desmistificar um bairro violento. Os integrantes do Batalhão do Boi da Terra prometem várias toadas são autorais que irão embalar o trajeto.

Agende-se

“Cortejo Boi da Terra”

Data: 26/06

Hora: 15h30

Local: (Passagem Nª Srª das Graças esquina com Comissário – Terra Firme)

Cultura