Conheça algumas das lendas mais famosas de Walcyr Monteiro
Amante das histórias "assombrosas", escritor deixa legado de narrativas que permeiam o imaginário amazônico
Walcyr Monteiro foi responsável por compartilhar com o mundo diversas lendas que permeiam o imaginário amazônico. Algumas histórias assombrosas trazem arrepios na espinha e aguçam a imaginação. A contribuição do escritor à literatura paraense pode ser conferida em diversos dos seus livros, entre eles o mais famoso "Visagens e Assombrações de Belém", que traz um compilado de narrativas cabulosas que flertam com o fantástico e mergulham no sobrenatural.
O escritor morreu na manhã desta quarta-feira, 29. O legado de Walcyr, entretanto, está eternizado.
Confira algumas das lendas mais famosas retratadas pelo escritor:
A Mulher do Táxi
Josephina Conte adorava andar de táxi, passeio que ganhava de aniversário do pai todos os anos. Na lenda, a jovem entra em um táxi e pede que o motorista a leve a uma casa. Sem dinheiro, ela pede que o motorista retorne no dia seguinte, mas a história tem um final misterioso... Ao voltar ao local, o homem descobre que a jovem já havia morrido por conta de uma pneumonia.
Cobra-Grande
Popular em várias regiões do país, a lenda narra a história de uma mulher indígena que teve dois filhos com aparência de cobras. Com medo, a mãe jogou as crias no rio. Honorato e Maria Caninana eram diferentes. Com raiva, a irmã assustava a aldeia, enquanto o menino era pacífico. Um dia, Honorato decide matar a irmã. Pouco depois, ele foi liberto da maldição por um soldado corajoso.
Noivado Sobrenatural
Durante uma tempestade, um jovem rapaz conhece uma bela moça e a pede em noivado. Pouco depois, o rapaz encontra a aliança que deu à mulher em uma lápide: ela havia morrido em 1918.
Matinta Pereira
A narrativa traz a história de uma bruxa que se transforma em um pássaro agourento que assobia até que alguém prometa dar algo como tabaco ou cachaça. No dia seguinte, a bruxa volta ao local e caso não encontre o presente oferecido, uma mal agouro deve rondar a pessoa que prometeu.
O estranho caso do Dr. X
Em uma noite qualquer na época do auge do ciclo da borracha, um médico foi acordado pela madrugada por um homem que bateu à sua porta. O desconhecido pedia ajuda para que fosse realizado um parto. O caminho até o local foi mantido em segredo, já que o profissional chegou até lá de olhos vendados.