Comida di Buteco será lançado nesta segunda-feira no hotel Princesa Louçã
Pratos deverão ter preço fixo de R$ 20 em comemoração aos 20 anos do concurso

O concurso "Comida di Buteco" completa 20 anos e ganha nova edição em Belém. O lançamento oficial da edição 2019 será realizado nesta segunda-feira, dia 8, em evento para a imprensa, às 19h, no Hotel Princesa Louçã. Os jornalistas paraenses poderão conhecer alguns botecos participantes e seus petiscos preparados exclusivamente para a disputa deste ano. A grande novidade desta edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do concurso. A disputa segue de 12 de abril a 5 de maio, período em que os botequeiros poderão eleger o vencedor e representante estadual na disputa com os vencedores das demais cidades.
Entre os concorrentes está a Confraria do Fraga, atual campeã, que também está entre os melhores do Brasil na competição nacional. “É uma satisfação enorme poder ostentar o título de melhor buteco paraense e segundo melhor do país. Batemos na trave em 2018, mas tenho certeza que, neste ano, tudo sairá perfeito e teremos um desempenho ainda melhor. O petisco está irresistível, do jeito que os apreciadores da cozinha de raiz adoram”, explicou o dono do buteco, Eudes Fraga.
Em 20 anos, o Comida di Buteco alcançou 21 cidades de Norte a Sul do País, 5.163 botecos, 4,8 milhões de votos, 3,5 milhões de petiscos vendidos, 41.796 empregos gerados e 80 milhões de pessoas impactadas, entre outros números.
Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o melhor buteco do Brasil. “Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco”, afirmou o coordenador regional do Comida di Buteco, Elmo Santos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA