Coletivo de Belém comemora um ano de resistência com atividades e show gratuito; veja a programação

As comemorações de um ano do coletivo Sarau em Movimento começam no sábado, 18, e vão até domingo, 19, às 18h

Amanda Martins
fonte

Nas periferias de Belém, um movimento cultural ganha força, poesia e vida. O coletivo Sarau em Movimento completa um ano de trajetória neste mês de maio, e, para comemorar a data, vai realizar uma série de programações especiais no fim de semana. No sábado (18/5), ocorrerá o lançamento do livreto Corpo Poético em Movimento”, contemplado pelo edital Livro e Leitura - LPG da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que reúne poesias coletivas e foi confeccionado artesanalmente com material reciclável. Marcado para iniciar às 18h, o evento com entrada gratuita ocorrerá no Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (Cedempa), no bairro da Cremação, na capital paraense. O poeta baiano Giovane Sobrevivente estará presente. Haverá também uma apresentação musical da Banda Fogoyó.

Já no domingo (19\5) , a travessa Soledade, 68, no bairro Buraco Fundo,  no Distrito de Icoaraci, receberá um dia inteiro de atividades para todas as idades.  O Sarau em Movimento se une a outros coletivos periféricos apoiados pela Fundação Abrinq para proporcionar momentos de brincadeira, grafites e oficinas de artes para a população. Oficina de livretos e freestyle também serão oferecidos ao público.

Segundo Vanessa Fogoyó, uma das idealizadoras do projeto, a programação foi pensada com muito carinho. “É a nossa segunda vez na comunidade e estamos na expectativa deles nos receberem novamente. Queremos apresentar o nosso melhor espetáculo”, declarou. 

Além das atividades, o dia também contará com programações culturais. Nic Dias, os Falsos do Carimbó e a Banda Fogoyó irão se apresentar para os presentes. Também haverá o lançamento do livro “Melanina”, escrito pelo autor baiano Giovane Sobrevivente, às 18h, no mesmo endereço. 

image Escritor baiano Giovane Sobrevivente (Divulgação)

“O evento terá microfone aberto para intervenções poéticas da comunidade, o lançamento de um documentário que registra um ano de trajetória do SM, pocket shows, apresentação do DJ Feio e muito mais”, acrescentou a idealizadora. 

Ações transformam a comunidade

Vanessa contou que o projeto nasceu da urgência de representatividade poética que transcende as palavras e alcança as realidades periféricas antes mesmo das adversidades. Idealizado pelos artistas e arte-educadores Fogoyó, Edson X, Zak Araumak e Yuri Verbo, o coletivo é comprometido com a transformação social e promove a educação, literatura, hip-hop e arte dentro dos bairros.

Entre as atividades desenvolvida com o apoio da Fundação Abrinq, por meio do edital Coletivos, estão apresentações musicais, rap, brincadeiras, oficinas de bolha de sabão, contações de histórias, teatro, cinema e canto coral. Tudo isso destinado às crianças e adolescentes.

As ações são feitas de forma itinerante mensalmente, chegando a bairros periféricos, quilombos e comunidades ribeirinhas. Para a multi artista e integrante do sarau Bia Parawa, o coletivo é sinônimo de força e união em prol dos sabores populares contra as desigualdade sociais. 

“O sarau é o movimento que surge com vontade de abrir a porta da cultura e deixar ela entrar com as músicas, com as risadas, as múltiplas artes e o brilho no olhar que a criançada contagia, desmistificando o olhar violento que muitas vezes é posto sobre as periferias”, afirmou. 

Para Vanessa, comemorar um ano de movimento é muito emocionante. Ao longo do último ano, ela relembrou que o coletivo passou por muitos altos e baixos, mas se fortaleceu por meio amizade e o forte vínculo, além da vontade de fazer a mudança na sociedade. 

“Nós passamos a entender o quanto é importante essas ações dentro da periferia em pode cuidar dos nossos e saber que a arte em vida está ali dentro daquele espaço, se desenvolvendo em um movimento de resistência e luta”, declarou. 

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Corpo Poético em Movimento’

  • Data: sábado, 18 de maio;
  • Horário: a partir das 18h;
  • Local: no Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa);
  • Entrada gratuita.

Sarau em Movimento celebra um ano de resistência com atividades

  • Data: domingo, 19 de maio;
  • Horário: a partir das 10h;
  • Local: na travessa Soledade, 68, no bairro Buraco Fundo, no Distrito de Icoaraci, em Belém;
  • Entrada gratuita. 

Lançamento do livro ‘Melanina’ do poeta Giovane Sobrevivente 

  • Data: domingo, 19 de maio;
  • Horário: às 18h; 
  • Local: na travessa Soledade, 68, no bairro Buraco Fundo, no Distrito de Icoaraci, em Belém;
  • Entrada gratuita. 


 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA