ClimArt: imersão de Artivismo Climático na Amazônia Urbana ocorre na Praça dos Artista, no Centur
A entrada é gratuita e aberta a todos os públcios
Quem gosta de artes visuais e cultura já tem programação garantida para o final de semana! Hoje o público poderá conferir apresentações artísticos-culturais de artistas paraenses, feira de empreendedorismo, exposições de colagens, fotografias e lambes de artivismo climática feito por jovens e crianças de Belém, das 15h às 21h, na Praça do Artista, localizada, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur).
A iniciativa faz parte do projeto ambiental e sociocultural “Climart: Uma Imersão de Artivismo Climático na Amazônia Urbana”. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Produção e Mobilização Cultural da Na Cuia Produtora Cultural e do ClimArt, Samara Cheetara, o objetivo do evento é promover acesso gratuito a arte, cultura e comunicação popular a um grande público, principalmente aos jovens.
“O ClimArt está sendo realizado por e em prol das comunidades periféricas de Belém e as suas juventudes, com o objetivo de mobilizar uma consciência coletiva acerca dos debates sócio-climáticos na Amazônia urbana de Belém”, afirmou.
Na programação, também estão incluídos um cine-debate sobre clima, arte e cultura; apresentações do grupo musical Pisada Cabôca, a Dj Coytada, a artivista, travesti e nortista Mulambra e Mestra Neya das marácas encantadas.
Serão exibidos vídeos institucionais da Na Cuia, do Movimento Pró Lago Verde e das Pretas Paridas da Amazônia, produções audiovisuais resultados de laboratórios realizados em parceria com a Negritar Filmes. Após a exibição, um bate papo sobre a temática com os representantes de cada organização e dos coletivos parceiros será realizado.
O projeto é realizado pela Na Cuia Produtora Cultural, com apoio do Prémio Megafone de Ativismo, junto a uma rede de juventudes e organizações locais, que atuam como parceiras no projeto através do partilhamento de vivências e mobilizações em diferentes segmentos de ativismo social, ambiental e cultural: Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Negritar Produções, Gueto Hub, Movimento Pró Lago verde, Barca Literária e Casa Samaúma.
Programação Completa:
- 15h - Abertura do evento e da Feira de Empreendedores locais
- 16h - Intervenção Artística de Mulambra & Neya das Maracas Encantadas
- 16h30 - Set Music Climart
- 17h - Show Pisada Cabôca (Grupo Regional de Mulheres e Pessoas Não Binárias)
- 18h - Cine Debate Sobre Juventudes, Cultura E Artivismo Climático Na Amazônia
- Urbana com lançamento dos vídeos institucionais Da Na Cuia Produtora Cultural,
- Pretas Paridas Da Amazônia E Movimento Pró Lago Verde, produzidos pela
- Negritar Produções
- 19h30 - Dj Coytada
- 20h30 - Encerramento
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA