MENU

BUSCA

Claro que é Rock: Frejat volta a Belém com tesão pelos palcos e repertório de sucessos

O cantor e guitarrista Frejat promete um show dançante para fãs de todas as gerações no festival Claro que é Rock

Abílio Dantas

Para o cantor e compositor Roberto Frejat o tempo é um amigo e um aliado. Aos 61 anos de idade, comemorados no último dia 21 de maio, e 40 de trajetória artística, o passar dos anos têm confirmado a força do repertório autoral que ele e seus companheiros de geração do rock brasileiro dos anos 80 do século 20 criaram ao longo das quatro últimas décadas. Nesta sexta-feira, 2, o músico sobe ao palco do Hangar Centro de Convenções, em Belém, para apresentar o show Frejat Ao Vivo no festival Claro que é Rock. Os Paralamas do Sucesso, banda ícone no Brasil, também faz parte das atrações, assim como os artistas paraenses Inesita, Kikito e Malu Gadelha.

Em circulação atualmente com dois formatos distintos de show, Frejat Ao Vivo e Frejat Trio, o compositor destaca que a formação e a seleção de canções que chega agora a Belém seguem a tradição da maioria dos shows assistidos pelos fãs. Enquanto Frejat Trio foi pensado mais recentemente e parte de uma proposta intimista, com apenas três músicos no palco e poucos instrumentos executando os arranjos, Frejat Ao Vivo remete ao vigor das performances do Barão Vermelho, banda dona de sucessos nacionais ao lado do cantor, letrista e compositor Cazuza.

VEJA MAIS

Time dos Paralamas do Sucesso fala que está ansioso para reencontrar o público paraense
Os integrantes da banda deram entrevista exclusiva e falam sobre o novo show que vão fazer no próximo dia 2 de junho

Nos vocais do Barão Vermelho, Suricato fala sobre nova fase e se diz apaixonado pela guitarrada
Músico substituiu Roberto Frejat em 2017 e fala sobre os novos planos da banda, que completa 40 anos de história este ano

Frejat completa 58 anos com 30 músicas entre as mais tocadas
'Bete Balanço', parceria com Cazuza, está no topo da lista. O cantor lança novo álbum com inéditas em 4 de junho.

“É aquele show com repertório forte, poderoso, que é muito dançante, para o pessoal cantar. Com muitos sucessos. E tenho também o show Frejat Trio, que é mais para teatros, que eu faço com meu filho (Rafael Frejat) e Maurício Almeida, que é o guitarrista da minha banda atualmente. Mas neste dia 2 de junho em que, aliás, fiquei feliz em saber que os Paralamas também estarão na mesma noite, pois tenho uma excelente amizade com eles, nós vamos fazer o formato cheio, poderoso, muito forte”, destaca.

São quase vinte anos de convivência ente Frejat e a banda que o acompanhará no show do Claro que é Rock. O tempo, como elemento de depuração e criador de intimidades, agiu, segundo o guitarrista, como um ingrediente que potencializou o efeito das músicas sobre o público. “Temos uma relação muito sólida. E o show é algo incrível, não lembro de ter dado errado nenhuma vez, porque o repertório é forte, a gente gosta de tocar ao vivo, então tem esse barato do tesão que sentimos pelo palco. Tem gente que gosta de fazer disco, mas a estrada para mim é uma necessidade, no sentido de ser uma parte do dia-a-dia profissional. Para mim a estrada é fundamental. No período da pandemia, senti uma falta imensa”, recorda.

O palco, para Frejat, é o local onde o artista percebe a relação direta entre as suas canções e a plateia. Foi assim desde o início da carreira, com os primeiros shows com Cazuza e as primeiras apresentações em Belém, nos anos 80. “Acredito que apenas a primeira vez que fizemos show em Belém foi com o Cazuza. Eu lembro que quando fizemos a turnê do disco ‘Maior Abandonado’ (de 1984) a gente rodou o Brasil todo. Então, nesse momento, é que ele foi a Belém. Depois disso, se não me engano, ele voltou na carreira solo dele. A gente voltou várias vezes. Eu gosto muito de Belém, gosto muito da cidade, tenho alguns amigos queridos aí. Gosto do astral da cidade e da comida boa também. Sempre que vou, vou com muito prazer”, elogia.

Direitos

Além de artista reconhecido por crítica e público, Frejat é também um cidadão que se organiza politicamente em prol dos direitos das categorias de músicos e compositores. Atualmente, ele acompanha e participa ativamente dos debates públicos sobre o chamado Projeto de Lei das Fake News, o PL 2630/2020, proposto pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania, de Sergipe.

“Esse PL, na verdade, é sobre a Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, que ficou conhecido como da Fake News em razão da parte sobre a responsabilidade da pessoa sobre a informação que se coloca. Por conta de as redes de jornalismo quererem incluir uma remuneração obrigatória, nós (músicos e compositores) fomos obrigados a entrar nessa discussão. Na verdade, nós não cabíamos muito nesse projeto. Mas se é colocado que o conteúdo jornalístico precisa ser remunerado, nós também precisamos dizer que o direito autoral também precisa ser remunerado, porque senão ia entrar apenas o conteúdo jornalístico, em uma lei posterior a Lei de Direito Autoral, que é de 1998. Para um juiz estaria decretado, portanto, que só para o conteúdo jornalístico que valeria a remuneração”, explica.

Frejat adianta que uma nova lei, proposta pela deputada federal Jandira Feghali, está em discussão e deve tratar especificamente do direito autoral de compositores e músicos na internet. “É o PL 2370/2029, que é anterior ao PL das Fake News, que está sendo transformado neste projeto do direito autoral no ambiente digital. Então tanto a discussão do conteúdo jornalístico quanto o do direito autoral estão saindo do PL das Fake News, o que eu particularmente acho muito positivo”, afirma Frejat.

Claro que é Rock

Realizado pela Sonique Produções, o evento traz aos fãs paraenses, além de Frejat e Paralamas do Sucesso, performances de artistas que têm movimentado a cena da música local como Inesita, Kikito convida Malu Guedelha e os DJs Albery e Marina Morais.

O Festival Claro Que É Rock tem o patrocínio da Claro, via Lei Semear e Governo do Pará e realização da Sonique Produções. Os ingressos para o Festival podem ser adquiridos no aplicativo e site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com), na Loja Claro Pátio Belém e Loja Sonho dos Pés Boulevard Shopping.

Serviço

Festival Claro Que É Rock apresenta Os Paralamas do Sucesso e Frejat em noite de show no dia 2 de junho no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Cultura